Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Mercado de apostas cresce nos eSports e expõe cuidados necessários
O mercado de apostas esportivas é algo que cresce diariamente a nível mundial - ao ponto de se tornar profissão e principal fonte de renda para profissionais que se aventuram de forma "estudiosa" no setor. No esporte eletrônico, não é diferente. Sites e marcas se multiplicam como patrocinadores e entram de forma cada vez mais imersiva em diversos games. Porém, até que ponto essa relação é saudável para jogadores, organizações e publishers?
Um exemplo interessante aconteceu no cenário brasileiro de League of Legends nesta semana. O jogador Leonardo "Gragolandia" Brito, da INTZ, foi punido com 10 jogos de suspensão pela Riot Games após aparecer em uma transmissão que promovia a prática de apostas - algo visto como um conflito de interesses no que diz respeito à integridade do torneio. Ele vinha atuando no CBLOL Academy - torneio voltado ao desenvolvimento de talentos.
- A participação de atletas do competitivo em conteúdos e transmissões patrocinadas por marcas de apostas e/ou que promovam essa prática, seja de forma direta ou indireta, incluindo palpites, é inaceitável, pois trata-se de uma das violações mais graves no esporte profissional, atingindo diretamente a integridade competitiva - afirmou a Riot, em comunicado oficial.
A rigidez é necessária e totalmente justificável. Qualquer campeonato que se leve minimamente a sério, seja ele de esporte eletrônico ou não, deve ter o máximo cuidado com o que diz respeito às apostas. À parte de não permitir qualquer questionamento referente à seriedade, também é necessário levar em conta que, muitas vezes, o público atingido pelas mensagens dos criadores de conteúdo é vulnerável a determinados assuntos.
Passar a adolescentes e/ou pessoas de faixas etárias mais baixas a mensagem de que as apostas representam um lucro fácil ou uma maneira simples de ganhar dinheiro é irresponsável. De nada adianta passar mensagens alertando que é algo destinado a maiores de idade, que é necessário ter consciência do que fazer com os próprios ganhos, se diariamente o que mais se faz é exibir prints de lucros cada vez maiores e relevantes.
- As apostas dependem menos, às vezes, muito menos das ações dos editores, da demanda atual por um jogo específico ou do sucesso de alguém nele. Por exemplo, equipes e organizações dependem muito do desempenho previsível de seus atletas, das transferências e da popularidade de suas principais disciplinas; tanto que mesmo um patch pode impactar as conquistas dos jogadores - afirmou Paul Brel, Head de Communicações do LOOT.BET's na plataforma Livestream, em entrevista recente ao Esports Insider.
Embora contem com um respaldo legal e não sejam proibidas, as apostas esportivas representam um assunto delicado para ser abordado no cenário competitivo. O cuidado da Riot com o assunto, impondo tolerância zero neste sentido, é um bom recado sobre o nível de gravidade que "misturar as coisas" pode causar. Jogadores profissionais em atividade têm de saber que a postura fora do game precisa seguir um padrão comportamental.
O cenário já evoluiu muito no que diz respeito ao cuidado com a imagem, à noção de que vestir a camisa de uma organização representa muito mais do que somente um âmbito esportivo. O ponto de atenção maior, de fato, fica para as equipes. Os valores precisam ficar claros, desde o início, para que um time inteiro não seja prejudicado por um deslize de um jogador. O regulamento é claro, basta ser seguido.
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