Qual o significado do Fortnite na final da Libertadores?
Roteiro esportivo à parte, com direito a gol no último segundo e festa palmeirense no Brasil inteiro, a final da Taça Libertadores da América reservou um momento importante para o esporte eletrônico. No uniforme do Santos, como patrocinador máster, o Fortnite exibiu sua marca para milhares de pessoas - nacional e internacionalmente. Há diversos significados e reflexões sobre essa parceria, e o objetivo aqui é entender justamente isso.
A Epic Games já havia acertado anteriormente ao incluir uma interessante relação com o futebol dentro do Fortnite - abordada no GGWP. Obviamente, as situações estão ligadas: o Santos é um dos clubes parceiros nesse trabalho. Uma final de Libertadores é o momento perfeito para mostrar a tudo e todos que, definitivamente, não há limites para o mercado de games. Estar no principal espaço da camisa de um dos principais times de futebol no mundo é um mérito enorme.
Fortnite sempre foi exemplo no mercado do entretenimento. É um game que não se apequena diante dos "concorrentes" da música e do cinema, por exemplo. Pelo contrário. Entende a melhor forma de interagir e fazer algo bom para todo mundo. De acordo com dados da Epic, o jogo tem 350 milhões de contas e 2,5 bilhões de conexões. Números que despertam a atenção de qualquer clube das modalidades esportivas tradicionais.
- Futebol é consistentemente um dos principais esportes que nossos jogadores nos pedem para ver e experimentar no Fortnite. Estamos animados com a parceria com o Santos para trazer "o jogo bonito" para os fãs de Fortnite de todo o mundo - afirmou Nate Nanzer, Head de Parcerias Globais da Epic Games.
Há diversas formas dos clubes se envolverem no esporte eletrônico, e o Fortnite estampado no patrocínio máster do Santos é mais uma prova disso. Além de ser comercialmente interessante, também é uma boa estratégia para formar torcedores interessados em futebol em uma geração dominada pelos games e pela tecnologia.
- A relação das indústrias do futebol e eSports se torna cada vez mais sofisticada e com variados formatos: clubes que participam de modalidades com equipes competitivas, licenciamentos de marcas dos clubes dentro dos games e patrocínios em uniformes utilizando futebol como plataforma para marcas globais e valiosas de games. O Santos FC participa ativamente de todos esses formatos e entende como estratégicas tais iniciativas - disse Marcelo Frazão, executivo de marketing do Peixe.
Não é novidade ver videogames estampados na camisa de um clube de futebol. Na década de 90, a Nintendo fez história ao colocar sua marca na camisa da Fiorentina, da Itália. Ainda assim, atualmente o momento é outro. Hoje, definitivamente, o significado é bem maior. O esporte eletrônico é bem maior. O Fortnite entende as necessidades do mercado e deve servir de exemplo para os seus concorrentes em "espalhar a palavra" para o mercado.
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