Topo

Batalha de filmes nos games: só no Mortal Kombat, que soube se reinventar

Rambo vs Exterminador do Futuro: só no Mortal Kombat 11 - Divulgação/Warner
Rambo vs Exterminador do Futuro: só no Mortal Kombat 11 Imagem: Divulgação/Warner

Colunista do UOL

23/11/2020 09h00

Já imaginou uma batalha entre Rambo e Exterminador do futuro? Quem venceria esse combate na sua opinião? Difícil saber, até porque essa luta nunca foi casada... Até o lançamento do pacote de expansão "Kombat Paco 2" do Mortal Kombat 11. Esse que é o título mais vendido da história da franquia com mais de 8 milhões de cópias no mundo todo. Além do personagem interpretado e dublado por Sylvester Stalone, o pacote traz ainda Mileena e Rain, personagens clássicos do universo de Mortal Kombat.

Na edição 11 do jogo, além de Rambo e o Exterminador de Arnold Schwarzenegger ainda é possível controlar Robocop e Coringa, entre outros personagens tradicionais como Shang Tsung, Nightwolf, Sindel. Não é de hoje que Mortal Kombat adiciona personagens de filmes em seus jogos. Na edição anterior, que é tão boa quanto essa em termos de jogabilidade e efeitos visuais em golpes como o "Fatal Blow", Jason, de Sexta-Feira 13, Predador, Alien e Leatherface, de Massacre da Serra Elétrica, estiveram presentes no game.

MK10 - Divulgação/Warner - Divulgação/Warner
Personagens de expansão do Mortal Kombat 10
Imagem: Divulgação/Warner

Poder combinar lutadores clássicos do jogo com personagens famosos do cinema cria uma experiência de imersão fantástica. O primeiro Mortal Kombat foi Lançado em 1992 e ao longo das 20 edições lançadas até MK11, o game se renovou muito, principalmente com os diálogos de introdução antes de cada combate, que tem uma narrativa verdadeiramente própria, que segue o que é contado no modo História do jogo, que é simplesmente incrível. Poucos jogos proporcionam essa vivência profunda na história dos personagens e como eles se relacionam entre si. E combinar isso com isso com o cinema foi a cereja no bolo.

A jogabilidade é agradável e simples. Mas conseguir conectar longas sequências de combos requer treino e paciência: essa é a parte difícil do jogo. Mas compensa pelas animações, interações com cenários, fatalities, brutalities e os divertidos friendships. Os gráficos no PlayStation 4 e Xbox One já são lindos e ficaram ainda mais polidos, em 4k, nos consoles da nova geração. O game também está disponível no Nintendo Switch, PC e Google Stadia.

escolha personagens mk11 - Montagem/Warner - Montagem/Warner
Rambo, Robocop, Coringa e o Exterminador do Futuro são personagens do Mortal Kombat 11
Imagem: Montagem/Warner

No cenário competitivo...

A fórmula adotada por Mortal Kombat é o que se espera de qualquer franquia de sucesso: saber utilizar a nostalgia de elementos clássicos que conquistaram os fãs e, ao mesmo tempo, saber encontrar formas de renovar o jogo. Rambo, Exterminador do Futuro, Jason, Massacre da Serra Elétrica são filmes da década de 80, mas que foram relançados diversas vezes. São conhecidos por todas as gerações - cada uma com seu filme preferido. Mas é um fato: trabalhar o imaginário do jogador é ir além apenas de um jogo. Criar narrativa em torno da história é o que garante a continuidade de um jogo por décadas. Mortal Kombat que o diga, não?

Rambo - Divulgação/Warner - Divulgação/Warner
O personagem Rambo surgiu no cinema em 1982. Foram cinco filmes ao todo, o último lançado em 2019
Imagem: Divulgação/Warner