Topo
OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

10 ótimos games pra terminar em uma única jogada

Start 16 bits capa - 16bits/Start
Start 16 bits capa Imagem: 16bits/Start

Colunista do UOL

03/03/2021 08h00

As experiências mais intensas e memoráveis que tive com videogames foram de jogos que terminei em uma ou duas sentadas na poltrona. Possivelmente, você já tem alguns exemplos em mente.

Aqui, trago alguns exemplos: jogos curtos e intensos para você sentar na poltrona e se divertir terminando-os em poucas horas!

Aviso: a estimativa de horas jogadas que informo ao lado de cada título é apenas uma média. Os valores foram obtidos das entradas de usuários dos sites gamelengths e howlongtobeat, podendo variar de acordo com seu ritmo de jogatina.

1 - Blazing Chrome (2 horas)

Não pense que Blazing Chrome entra na lista pela cota de jogos brasileiros. O terceiro título da Joymasher pega emprestado as fórmulas de jogos que deram certo na terceira e quarta geração de vídeo games, apresentando um intenso run n' gun.

São duas horas de jogatina pra "chutar bundas metálicas" em até dois jogadores. Isso é, sendo ligeiramente otimista, já que o desafio proporcionado pode ser um tanto elevado para quem não tem muito costume com os clássicos do Arcade.

2 - What Remains of Edith Finch (2 horas e 30 min)

Eu detesto mencionar jogos que ainda não joguei e me sinto na obrigação de assumir nesses casos. Como esta sugestão partiu de ninguém menos que Makson Lima, nosso Lord das Trevas, sigo o voto do relator despreocupadamente.

O game levantou um debate sobre a duração ideal para jogos do gênero e, se tratando de um "walking simulator", parece que o game acerta na dose. Bora conferir?

3 - Gato Roboto (3 horas)

Falando sobre jogos metroidvania, taí um gênero que você simplesmente não consegue fechar despretensiosamente. São 8 horas, em média, para você fechar Super Metroid ou Castlevania: Symphony of the Night em jogatinas sem conhecimento prévio, por exemplo.

O próprio gênero tem como consequência de design deixar jogadores a deriva, precisando explorar bastante, frequentemente colocando-os em situações de ir e vir.

Em Gato Roboto é diferente. Mesmo com todos elementos do gênero ali, o game proporciona uma rápida experiência com exploração e desafios moderados - ideal para quem é fã do estilo e não dispõe de muito tempo.

4 - Portal (3 horas)

Não há muitos jogos em primeira pessoa que oferecem uma rápida, intensa e diferenciada experiência como Portal. Apenas 3 horinhas são necessárias para você visitar este clássico e ficar por dentro de todas as referências oriundas do legado deste jogo.

Se você ainda não jogou, jogue porque vale a pena - vai ter até bolo!

5 - Streets of Rage 4 (3 horas)


O clássico gênero beat em up oferece uma grande amostra de bons jogos curtos. Isso idealmente já que esse estilo de jogo pode ser extremamente monótono quando desprovido de mecânicas interessantes ou cenários e inimigos diversificados.

Não é o caso de Streets of Rage 4.

No game, as 3 horas necessárias para fechar a campanha principal dão um tremendo gostinho de "quero mais". Para nosso alívio, esta sequência da clássica trilogia de Mega Drive tem um tremendo fator replay que proporciona desafios e oferece personagens extra conforme rejogamos. Só de lembrar já dá vontade de instalar novamente.

6 - Titan Souls (3 horas)

Adora jogos com aspecto retrô, soulslikes e os jogos de Fumita Ueda? Pois Titan Souls bate tudo isso no liquidificador e oferece uma jornada épica, mesmo em poucas horas de jogo.

Como os inimigos do jogo são criaturas que se apresentam como puzzles, assim como em Shadow of the Colossos, essas três horas de jogatina podem se alongar um pouco. Eu mesmo confesso ter terminando-o em pouco mais de 7 horas e, cada uma delas, valeu muito a pena.

7 - Little Nightmares (3 horas e 30 min)

Outro jogo que pode levar um tempo maior que o estimado é Little Nightmares. Nele, não há puzzles complicados ou dificuldade desmedida, pelo contrário. A maior causa para o atraso de seu progresso são os momentos de admiração que o jogo proporciona.

Sua belíssima direção de arte aliada à uma narrativa enigmática e físicas impressionantes podem deixar o jogador com os queixos caídos.
Tenho até vergonha de abrir a Steam para conferir quanto tempo levei pra fechar esse game. Só lembrando os momentos que fiquei admirando detalhes do cenário e brincando com a física dos objetos é suficiente para extrapolar a estimativa.

8 - Katana Zero (4 horas e 30 min)

Ainda para amantes de pixel art, Katana Zero não poderia faltar nesta lista. O estilosíssimo ação de plataforma incorpora elementos cinematográficos com combates alucinantes, repletos de recursos e efeitos visuais, e animações extremamente detalhadas.

O jogo tem um brutal sistema de morte com único hit, o que não é necessariamente um problema já que ele reinicia o checkpoint quase que imediatamente - sem frustração por recomeçar.

9- Sonic Mania (5 horas e 30 min)


Ok, eu entendo que cinco horas e meia do frenético estilo de jogo do Sonic, com acelerados dashes, loopings e piruetas, pode ser demais e causar vertigem. Ainda assim, Sonic Mania consegue te prender com lindos visuais em pixel art, músicas cativantes e a jogabilidade clássica que fãs das antigas tanto amam.

Falo com total tranquilidade que é o melhor jogo de Sonic já feito e as horas necessárias para termina-lo passam mais rápido que um ouriço azul.

10 - Silent Hill 2 (8 hrs)

Oito horas podem ser um período um pouco além do que você esperava encontrar nesta lista, mas no caso deste título vale a pena. Com uma misteriosa atmosfera, recheada pela incrível trilha musical de Akira Yamaoka e uma trama estarrecedora, Silent Hill 2 é uma das obras primas do horror de sobrevivência.

É o tipo de jogo que não consome muito tempo durante puzzles ou batalhas, consideravelmente fáceis. Boa parte do tempo pode ser empregado revirando cantos dos ambientes para encontrar documentos que, como em um quebra-cabeça, revelam detalhes e situam o jogador sobre o que está se passando com o protagonista - o que é indispensável para apreciar a grande obra que é o game.

Vale lembrar que, neste ano, Silent Hill 2 comemora 20 anos em grande estilo, envelhecendo incrivelmente bem para um game de sexta geração.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL