Topo

Qual jogo jogar na virada e por que Genshin Impact

Genshin Impact Capa Virada - 16Bits/Start
Genshin Impact Capa Virada Imagem: 16Bits/Start

Colunista do UOL

31/12/2020 08h00

Longe de mim trair o movimento retro gamer. Acontece que há forças no universo maiores que a nostalgia, uma delas é a força da superstição. Obviamente, superstições não passam de meras crendices populares onde causas e efeitos não estão sobrenaturalmente relacionadas. Ainda assim, seja por apreço ritualístico ou por convenção social, um dos costumes mais difundidos em nosso país é o ritual de passagem de ano.

No réveillon, acredita-se que o momento que compreende a virada seria, de alguma forma, projetado no ano seguinte. Festejamos com pessoas amadas e entes queridos na vontade que eles se façam presentes por mais um ano; bebemos algo fino e ceamos na esperança da fartura pelos próximos 365 dias; até escolhemos a cor da roupa de acordo com o que elas, supostamente, nos trariam em seguida.

Ano Novo - Anthony Wallace/AFP - Anthony Wallace/AFP
31.dez.2018 - Queima de fogos no Porto Vitória celebra o Ano-Novo em Hong Kong, na China
Imagem: Anthony Wallace/AFP

Nesta virada, as coisas serão bem diferentes para muitos de nós. Afinal, 2020 foi um ano atípico: houve e ainda há muito luto precoce entre nós, além do distanciamento social que perdura. Isso implica, em muitos casos, na impossibilidade de festejar a virada como gostaríamos e até mesmo passar esse momento especial longe de amigos e familiares.

Seja por precaução ou por opção, não é difícil de imaginar que alguns de nós optarão por simplesmente virar o ano jogando vídeo game. Eu até entendo que jogadores de vídeo game não costumam ser do tipo mais supersticioso, muito pelo contrário. No entanto, apenas em devaneios, vamos imaginar que a indústria dos jogos de vídeo game em 2021 seja um reflexo do jogo que você decida jogar durante a virada: qual jogo você escolheria jogar? Pense bem!

Pois eu pensei e escolhi Genshin Impact! Calma, já explico os porquês.

O jogo é "grátis"!

Eu sei, eu sei, "não existe jogo grátis". Desenvolvedores não atuam em caridade e seu trabalho precisa ser remunerado de alguma forma. No caso de Genshin Impact a receita vem de transações realizadas no jogo, completamente opcionais.

O sistema de compras segue o modelo de jogos gacha. Nele, obtém-se personagens e recursos extras comprando as chances de obtê-los: algo parecido com loot boxes. Isso geralmente é uma prática bem controversa na indústria, que nos leva à discussões sobre vínculos predatórios e outras questões relacionadas - mas em Genshin Impact, a coisa é diferente.

Primeiro, não existe competitividade entre jogadores. Se trata de um jogo exclusivamente cooperativo e seus desenvolvedores já deixaram claro a ideia de manter um ambiente bem amistoso para jogar com amigos e conhecer pessoas novas.

Segundo, não existe nenhuma obrigatoriedade em efetuar qualquer tipo de compra no jogo. Sem gastar nenhum centavo, é possível realizar todas missões e até mesmo os desafios de maior recompensa do jogo - claro, com um pouco de esforço e dedicação. Inclusive, tal façanha foi realizada por alguns criadores de conteúdo engajados em demonstrar que isto é possível. Aqui vale citar o Judite, que não só conseguiu esta proeza como também forneceu diversas dicas para quem quiser se aventurar na saga free to play!

Os gráficos são lindos!

E não venha com essa de que "gráficos não importam". Eles podem até não ser prioridades, mas um jogo visualmente incrível tem um mérito a mais. Neste quesito, Genshin Impact faz por merecer seus prêmios.

O design de personagens é um colírio para fãs de anime e o nivel de detalhes de seu vasto mundo proporciona paisagens de cair o queixo. Valendo citar que o jogo roda em dispositivos mobile, PC e PS4, com a possibilidade de interação multi-plataformas.

Mas Genshin Impact vai além de um jogo grátis, lindo e que ainda roda em celulares. Ele também tem história pra contar!

Narrativas Emocionantes!

O mínimo que se espera de um jogo com diversos personagens e visuais de anime são enredos dignos dos mangás, e o jogo entrega isso. Ainda por cima de forma simples e intuitiva, apenas com a introdução e missões principais é possível se ambientar rapidamente em seu universo.

Genshin Impact - Reprodução/Gamehall - Reprodução/Gamehall
Genshin Impact
Imagem: Reprodução/Gamehall

Para quem deseja se aprofundar nas histórias dos personagens, das regiões e seus habitantes, há uma série de documentos textuais encontrados pelo mapa e dezenas de NPCs para conversar. Há até mesmo um mangá digital sendo publicado periodicamente na página da empresa responsável, totalmente gratuito.

Ah, os combates..

Se o que mencionei até aqui te fez crer que o game se trata de um conversinha simulator, está enganado. Os combates são bem interessantes: você seleciona um grupo com quatro personagens, cada um deles possuindo armas, elementos e habilidades variadas. Assim, há possibilidade de utilizar diferentes tipos de estratégias de combate considerando as fraquezas e resistências dos inimigos.

Embora incorpore elementos de RPG clássico, com progressão de níveis e builds de artefatos equipáveis, todo combate é realizado em tempo real com visão em terceira pessoa. Resultando em combates bem dinâmicos, com diversas possibilidades de abordagens, cabendo ao jogador optar pelas que mais lhe agradam.

Neste quesito, o jogo não inova mas opta por reaproveitar mecânicas bem consolidadas no gênero para otimizar a experiência no combate.

Temos nosso próprio tempo

As características que citei até então seriam suficientes para justificar minha escolha por Genshin Impact neste artigo. Contudo, há algo especial neste game que não é facilmente encontrado em outros jogos de mesmo nível: nele, é você quem dita seu ritmo.

Um problema recorrente nos jogos, especialmente hoje em dia, é o tempo que ele consome de nós. Há bons jogos que infelizmente são curtos demais, e há bons jogos que infelizmente são longos demais. Para os desenvolvedores, estabelecer a duração ideal de seus jogos é um grande desafio em torno deste dilema - afinal, cada jogador tem seu próprio tempo.

Em Genshin Impact, você consegue ajustar seu tempo de jogo de acordo com a experiência que decide ter com ele. Isso é possível de acordo com a gestão de recursos necessários para você alcançar seus objetivos.

Genshin Impact Mission List - Reprodução/Start - Reprodução/Start
Genshin Impact Mission List
Imagem: Reprodução/Start

Caso queira simplesmente acompanhar a história principal, você pode optar por jogar casualmente com um mínimo de planejamento. As missões necessárias para progressão possuem requisitos modestos e é possível completá-las com personagens e recursos adquiridos ao longo da própria história.

Existem pequenos arcos de determinados personagens que você pode terminar brevemente. Se terminar os arcos dos personagens que lhe interessam, é isso - parabéns, aposto que foi divertido. Se você quiser terminar arcos de todos personagens disponíveis, além dos que estão por vir, aí a coisa vai bem mais além.

Genshin Impact recebe atualizações periódicas, com mais desafios, mais inimigos, regiões, personagens e histórias! Você consegue completar novos arcos e missões em poucas horas dedicadas se assim desejar, mas você também pode ir além.

Genshin Impact Characters - Reprodução/Start - Reprodução/Start
Genshin Impact Characters
Imagem: Reprodução/Start

Caso decida completar todos desafios que o jogo lhe proporciona e arriscar o colecionismo, isto é, adquirir todos personagens disponíveis nele, aí você vai precisar de tempo, sorte e dinheiro - se tiver algum destes três pré-requisitos em demasia, sequer precisará dos outros dois. Se não tiver nenhum dos três, ainda assim a diversão é garantida.

_________________________________________________________________________

Por estas qualidades, eu ficaria muito feliz se os jogos lançados em 2021 se espelhassem em Genshin Impact, no quanto ele é bom e acessível. E claro, sem nenhum escândalo de bastidores envolvendo práticas de crunch.

Um feliz, próspero e saudável 2021 para todos nós.