Topo

Retrospectiva Retrô 2020: Final Fantasy VII, Streets of Rage 4 e mais

Capa retrospectiva retrô 2020 - 16Bits/Start
Capa retrospectiva retrô 2020 Imagem: 16Bits/Start

Colunista do UOL

30/12/2020 12h09

2020 tem sido um ano muito difícil para todos. Passamos muito mais tempo do que gostaríamos em casa e enfrentamos o luto precoce por entes queridos.

Certamente foi o ano em que mais recorri aos vídeo games para ter um pouco de alívio, talvez até mesmo uma forma de escape, um breve analgésico para ajudar a lidar com a dor da perda.

Por sorte, no quesito de entretenimento de jogos eletrônicos, 2020 não nos deixou na mão - especialmente a nós que gostamos de jogos antigos e suas franquias clássicas. Tivemos ótimos lançamentos, anúncios e notícias que trouxeram um pouco de alento e elevaram os níveis de nostalgia ao máximo. Vale a pena relembrar alguns dos principais, mês a mês:

Super Retro Champ (Janeiro/2020)

Sem sequer ter em mente que estaríamos prestes a entrar em quarentena, recebemos um grande anúncio do setor de hardware. A empresa My Arcade prometia por um fim ao clássico console war da era 16-bit com um console portátil capaz de rodar cartuchos de Super Nintendo e Mega Drive - algo comercialmente inconcebível durante a quarta geração de consoles.

Super Retro Champ - Foto: My Arcade - Foto: My Arcade
Super Retro Champ
Imagem: Foto: My Arcade

O console híbrido chamado Super Retro Champ chegou a ter o preço de lançamento estimado em 110 dólares. No entanto, até o momento, ainda não deu as caras nas prateleiras do fabricante.

Sonic: O Filme (Fevereiro/2020)

O grande mascote da Sega apareceu nas telonas em grande estilo acompanhado pelo super-astro Jim Carrey, interpretando ninguém menos que o Dr. Robotnik. Nas redes sociais, fãs e entusiastas dividiram opiniões sobre o filme - alguns não tiveram suas expectativas superadas, outros elevaram o filme ao topo do rank das melhores adaptações cinematográficas de vídeo games. O que está longe de ser uma proeza, sejamos sinceros.

Sonic - O Filme - Foto: Paramount/ Divulgação - Foto: Paramount/ Divulgação
Sonic - O Filme
Imagem: Foto: Paramount/ Divulgação

Na análise que saiu aqui no Start, o filme do Sonic é apresentado como uma opção divertida para adultos e crianças, ao contrário de Detetive Pikachu.

Final Fantasy VII (Março/2020)

Para tirar o gosto ruim que o remake de Resident Evil 3 deixou na boca, Final Fantasy VII aparece e mostra como um jogo de quinta geração deve ser atualizado.

Final Fantasy VII Remake - Divulgação/ Square Enix - Divulgação/ Square Enix
Final Fantasy VII Remake
Imagem: Divulgação/ Square Enix

Além da impressionante evolução gráfica quando comparamos os personagens poligonais do Playstation original, o game incorpora mecânicas mais dinâmicas de combate mas carece em oferecer uma releitura mais profunda dos personagens. Por outro lado, o mundo surge rico em detalhes e coloca Midgar como uma das mais belas cidades dos vídeo games.

Para uma análise mais profunda que revela o quanto o mundo de Final Fantasy VII está próximo do nosso, não deixe de conferir este insight de Bruno Izidro sobre a desigualdade social presente no jogo.

Streets of Rage 4 (Abril/2020)

Quebrando um jejum de mais de 25 anos, o clássico beat em up de Mega Drive é lançado com traços cartunescos, trilha musical de peso, novos personagens e um alucinante sistema de combos.

SOR4 - Divulgação/Start - Divulgação/Start
Como desbloquear personagens de Streets of Rage 4
Imagem: Divulgação/Start

Chegou para agradar antigos fãs da série e atrair a atenção da nova geração. Além de concretizar estes objetivos e conquistar diversas premiações, o game deixou um baita gostinho de "quero mais" e também a esperança de ver outros títulos esquecidos ganhando sequencias no mesmo estilo.

Confira só a análise que saiu aqui no Start.

TurboGrafx-16 Mini (Maio/2020)

Em maio chegava ao ocidente o TurboGrafx-16 Mini. Nele é possível jogar 60 títulos clássicos, com destaques ao melhor port de Splatterhouse para consoles e ao belíssimo JRPG YS I & II.

Turbografx-16 mini - Reprodução/Start - Reprodução/Start
Turbografx-16 mini
Imagem: Reprodução/Start

Infelizmente, também em maio, o dólar chegou ao pico de 5,6 reais, tornando o preço sugerido de 99 dólares impraticável em solo nacional.

Alex Kidd in Miracle World DX (Junho/2020)

Por vezes um anúncio empolga mais que um lançamento. Foi o caso do trailer de Alex Kidd in Miracle World DX.

Alex Kidd in the Miracle World DX - Reprodução - Reprodução
Alex Kidd in the Miracle World DX
Imagem: Reprodução

Aqui o jejum foi ainda maior. Foram 30 anos desde o último jogo da série lançado para o Master System. Além do novo visual em traços o game promete um modo retrô com os bons e velhos pixels, oferecendo também novas fases, modos de jogo e inimigos.

Não há divulgação sobre a data de lançamento, mas ele já está prometido para Nintendo Switch, Playstation 4, Xbox One e PC.

Nintendo Gigaleak (Julho/2020)

Poucas coisas são tão sigilosas no universo dos vídeo games quanto o processo de criação e desenvolvimento da Nintendo. Muitos destes mistérios foram finalmente revelados em uma imensa divulgação de dados conhecida como Gigaleak.

Diversas informações sobre os bastidores de criação de jogos para Super Nintendo e Nintendo 64 foram revelados, incluindo personagens, cenários e objetos descartados da versão final dos jogos. O principal destaque foi o modelo de Luigi, inicialmente planejado como um segundo personagem jogável em Mario 64.

gigaleak - Reprodução/Start - Reprodução/Start
gigaleak
Imagem: Reprodução/Start

Confira aqui outras das principais descobertas deste vazamento que impressionou e até revoltou alguns dos fãs.

Battletoads (Agosto/2020)

Battletoads é um dos primeiros nomes que temos em mente quando o assunto é sobre jogos extremamente difíceis. Neste reboot, a promessa da Xbox Game Studios foi ajustar a dificuldade para maximizar a diversão do jogador - utilizando novos recursos gráficos, combates mais dinâmicos e uma narrativa mais descritiva.

Battletoads - Reprodução - Reprodução
Battletoads
Imagem: Reprodução

Confesso que apenas experimentei o jogo em sua fase beta durante o painel de demonstração na Brasil Game Show de 2019 e a experiência não foi das melhores. Até o final do ano pretendo conferir as mudanças na versão finalizada.

Tec Toy Nova Fase (Setembro/2020)

A representante nacional da Sega que marcou os anos 90 simplesmente deixou os aparelhos por onde respirava para voltar com tudo pro mercado. Agora ela retorna em uma nova fase, também no ramo de periféricos e mobile, prometendo um novo console muito em breve.

Em comentários, a empresa afirma trazer um hardware capaz de competir com consoles de oitava geração. Fiquemos na expectativa.

Volta dos Tazos (Outubro/2020)

Em 2020 foi o quadragésimo aniversário do jogo mais icônico da história dos vídeo games: Pac-Man. Em homenagem ao clássico, a Elma Chips trouxe de volta os Tazos em seus pacotes de salgadinhos.

Tazo Elma Chips Pac Man - Reprodução/Start - Reprodução/Start
Tazo Elma Chips Pac Man
Imagem: Reprodução/Start

No total, são 40 modelos exclusivos que contam ainda com um Pincode impresso em seu verso. Através deste código, obtém-se acesso à um pequeno jogo eletrônico com fases exclusivas, criadas especialmente para a campanha.

Uma iniciativa muito bacana que contempla amantes da nostalgia com uma dose dupla: tazos e Pac-Man.

Mileena em MK11 (Novembro/2020)

A franquia de jogos de luta que mais conseguiu carregar seus fãs das antigas é Mortal Kombat. Claro, nem tudo agrada aos mais saudosistas e Mortal Kombat 11 recebeu duras críticas por deixar personagens clássicos de fora em um primeiro momento.

Aos poucos, grandes nomes foram surgindo em pacotes de expansão como Shang Tsung, Nightwolf e Sindel. Porém, nenhum sinal daquela que é um animalesco clone de Kitana.

A ausência de Mileena em Mortal Kombat 11 chegou até virar meme na comunidade e o criador da franquia era frequentemente questionado sobre. Ed Boon chegou a afirmar que Mileena jamais seria vista em um de seus jogos novamente, o que, meses mais tarde, revelou-se tratar de uma brincadeira.

A personagem é finalmente anunciada combinando movimentos clássicos com uma série de novos combos ultraviolentos e fatalities que exploram os principais recursos de seu design.

Paprium (Dezembro/2020)

Previsto para 2017, depois de passar por diversas turbulências, pedidos de reembolso em massa, acusações de golpe e escândalos dignos de um jogo AAA, Paprium finalmente pode ser jogado!

Paprium  - Reprodução/Start - Reprodução/Start
Paprium
Imagem: Reprodução/Start

O jogo estava sendo produzido para Mega Drive desde 2014. Isso mesmo, um novo jogo para um sistema com mais de 30 anos desde seu lançamento.

Paprium é um beat em up que bebe diretamente da fonte de Streets of Rage, combinando porradaria e música eletrônica em um impressionante cartucho de 80 megabytes!

Atualmente está custando salgadíssimos 129 dólares em versão física e nenhuma expectativa de venda em versão digital até o presente momento. Para quem mais quiser economizar na diversão, nos resta aguardar.

__________________________________________________________________________

Aos leitores agradeço a companhia e as ideias trocadas sobre jogatinas neste 2020. Desejo um feliz 2021 com muitas alegrias e aquilo que mais precisamos neste momento: saúde. Para isso, assim que possível, vacinem-se!

—>