Topo

OPINIÃO

"Forza Motorsport 6" traz muito conteúdo em português para fãs de corrida

Divulgação
Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

15/09/2015 18h18

"Forza Motorsport 6" é tudo o que "Forza 5" deveria ter sido, mas não foi dada a correria para ter um jogo de corrida no lançamento do Xbox One .Com tempo para produzir um game robusto, a britânica Turn 10 mostra que a franquia da Microsoft é uma das principais referências em jogos de corrida. Nada mais justo no décimo aniversário da série.

"Forza 6" oferece uma grande seleção de carros e circuitos para correr, seja na envolvente campanha apresentada nas "histórias do motorsport" ou em disputas online para até 24 jogadores. O game também traz corridas noturnas e na chuva, onde se destaca a formação de poças de água e a aquaplanagem. Como de costume na série, os jogadores mais dedicados podem fazer diversos ajustes nas regulagens dos carros.

No Brasil, "Forza Motorsport 6" oferece dublagem, legendas e menus em português - mas a dublagem não está presente em todos os trechos do jogo e o idioma muda sem aviso. O game prossegue com a parceria com o programa Top Gear, com participações dos apresentadores Richard Hammond e James May e do piloto norte-americano Tanner Foust (e de vários desafios contra o primo digital do Stig).

Há muitos carros para ganhar e aperfeiçoar, adversários para superar e tempos pessoais para bater em "Forza Motorsport 6", game obrigatório para quem curte automobilismo e possui um Xbox One.

Forza 6 Review 4 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Introdução

Game de corrida exclusivo para Xbox One, "Forza Motorsport 6" é uma evolução natural da franquia de corrida da Turn 10 e traz tudo o que ficou faltando no apressado "Forza Motorsport 5", jogo de lançamento do console. O jogo oferece ajustes tanto para quem prefere simplesmente acelerar em partidas "arcade" quanto os adeptos da simulação, assim como uma seleção robusta de carros e pistas: são 460 veículos para escolher e 26 circuitos inspirados em locações ao redor do mundo, entre elas o Rio de Janeiro.

Também há corridas noturnas e debaixo da chuva, desafios divertidos para testar suas habilidades ao volante, os Drivatar (que já passaram por "Forza 5" e "Forza Horizon 2") e o modo multiplayer online para até 24 jogadores.

Pontos Positivos

Muito conteúdo

"Forza Motorsport 6" traz muitos carros para entreter os fãs de automobilismo. São 460 veículos (além dos infames pacotes DLC, alguns já disponíveis para compra desde o primeiro dia). Há desde bólidos icônicos do passado até carros de competição e outros que só foram vistos em salões do automóvel, como o novo Ford GT, que ilustra a capa do game.

A alardeada parceria com da Turn 10 com a Ford garante uma oferta bem variada de carros da montadora em "Forza 6", mas também permitiu que os desenvolvedores acompanha-sem o projeto do novo super carro norte-americano bem de perto. Isso se reflete no jogo: "Forza" sempre prezou pela física detalhada, efeitos de peso, materiais, força G, aquecimento de pneus e tudo mais e isso se reflete na hora de guiar o Ford GT 2017 e os demais carrões do jogo.

O jogo também capricha nos circuitos: você pode disputar corridas em 26 locações diferentes. Algumas são reproduções exatas de circuitos de corrida reais, como Indianópolis e Laguna Seca. Outros são inspirados em cenários como o Rio de Janeiro (que já tinha aparecido no primeiro "Forza", 10 anos atrás), Praga e os Alpes Berneses (ambos vindos de "Forza 5").

Forza 6 Review 1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Campanha envolvente

A campanha solo de "Forza Motorsport 6" se divide em várias mini-campanhas, apresentadas como "histórias do automobilismo": são categorias de disputa com várias sub-categorias dentro delas, que vão levando o jogador por um passeio acelerado pela evolução das corridas, mas sem obrigar você a disputar as provas numa sequência específica.

Em cada nova "história", você escolhe as categorias em que gostaria de competir, baseado no seu estilo pessoal. Você prefere guiar esportivos vintage, carros de rally clássicos ou bancar o rei da rua num esportivo japonês? A escolha é sua e "Forza 6" vai levar a competição na direção que você escolher.

O jogo preserva os sistemas de evolução do piloto e afinidade com as marcas, já tradicionais da série. Você ganha experiência e créditos ao completar corridas. Ao ganhar um nível de piloto, agora você gira uma roda para determinar a recompensa (como em "Forza Horizon 2") e ganha créditos bônus conforme corre e vence com carros da mesma marca.

A sensação de que está sempre evoluindo e completando algum objetivo é constante nas campanhas de "Forza Motorsport", coisa que eu venho elogiando desde que comecei a avaliar os games da série aqui em UOL Jogos. "Forza 6" preserva essa sensação envolvente e acrescenta uma mecânica de cards colecionáveis ao bolo, deixando tudo ainda mais viciante.

Modificadores

Os modificadores são cards que podem ser comprados ou ganhos como recompensa ao subir de nível. Existem vários níveis de pacotes e quanto mais caro o pacote, maior a chance de receber cartas mais raras e poderosas. Os modificadores se enquadram em três categorias: Ousadia, equipe e bônus.

As cartas de equipe costumam ser permanentes, ou seja, você pode colocar a carta em um carro e usar quantas vezes quiser. Elas dão bônus de performance, melhorando a potência, a frenagem ou a aderência do carro, por exemplo. Já as cartas de bônus em geral são de uso único e dão mais experiência, mais créditos ao final da prova ou uma posição melhor na largada.

As cartas de ousadia funcionam como os crânios de "Halo", acrescentando um desafio extra que, uma vez cumprido, rende uma bela recompensa. Por exemplo, você pode ter menos potência, um freio pior ou ser obrigado a dirigir com câmbio manual, embreagem e sem nenhum indicador na tela.

Forza 6 Review 2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Correr na chuva

Ao contrário de "Forza Motorport 5", nem todas as corridas de "Forza 6" acontecem em domingos ensolarados. Há provas noturnas e outras debaixo de chuva.

Pilotar de noite só é desafiador de verdade quando você opta pela câmera interna do carro. Assim, além de apreciar os cockpits bastante detalhados, você perde boa parte da visibilidade e precisa de atenção dobrada para evitar colisões e escapadas durante as provas noturnas - coisa facilmente evitada ao usar as câmeras traseiras e se valer tanto da iluminação da pista quanto da melhor visão da pista à frente.

Agora, pilotar na chuva é outra história: dentro do carro você também conta com o desafio da visibilidade reduzida, mas mesmo de fora há o problema da aquaplanagem: poças de água se formam na pista e na terra ao redor e os pneus perdem aderência com facilidade nesses pontos. Uma acelerada ou mesmo a frenagem mal calculada podem fazer o carro rodar ou ser arremessado para a lateral, perdendo preciosos segundos.

Sim, você pode usar o botão de voltar a corrida e tentar de novo, mas isso não se compara a satisfação de acertar o traçado de primeira. Por falar em traçado, na chuva a linha que indica o melhor percurso é bastante traiçoeira: ela é baseada na pista seca e mostra tanto os melhores ângulos para as curvas e a hora certa de frear e acelerar como também a rota de menor resistência, aproveitando declives do asfalto, por exemplo. E essa é exatamente a rota que a água vai seguir.

Forza 6 Review 5 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Dominar a arte de pilotar na chuva envolve ir contra o instinto de seguir fielmente o traçado sugerido e dominar a aceleração, a frenagem e o controle do volante (ou do direcional do controle).

Drivatares e multiplayer

"Forza Motorsport 6" mantém o sistema de Drivatar nas corridas solo, transportando os carros e estilo de direção dos seus amigos para as suas partidas. É um sistema que elimina adversários robotizados que correm sobre trilhos, tão comuns em outros games de corrida, e adiciona imprevisibilidade e uma rivalidade amistosa - é muito mais prazeroso superar um amigo nos momentos finais da corrida do que um oponente genérico.

Caso os seus companheiros do Xbox Live sejam pilotos mais dados a batidas intencionais do que corredores profissionais e isso te incomode, você pode ajustar os Drivatares para se comportarem de forma menos agressiva.

Mas quem busca o verdadeiro desafio deve logo encarar as partidas multiplayer online, com campeonatos disputados contra até outros 23 jogadores - em partidas com menos pessoas, "Forza 6" preenche as vagas restantes com 'bots' pilotados por Drivatares. Boa parte das conquistas do game envolvem o competitivo modo online, então se você planeja "miletar" o game, é bom se preparar para muitas voltas contra oponentes reais.

Top Gear

Entre as provas da campanha solo, você vai correr em provas de exibição de diversos tipos: algumas colocam você no volante de bólidos da Fórmula Indi ou de Le Mans. Outras, em competições onde todos têm o mesmo carro. Mas as melhores provas dessa categoria estão nos desafios do Stig e Top Gear, evoluções de provas similares vistas em "Forza Motorsport 5".

Ambos os desafios são baseados no popular programa de TV da BBC, favorito dos fãs da cultura automotiva. Os desafios do Stig colocam o jogador em provas contra o lendário piloto vestido de branco - ou, para ser mais exato, seu primo digital (que é quase idêntico ao Stig real, exceto pelo fato de que pode ser vencido). Competir e derrotar o Stig ao volante de um Ariel Atom é uma experiência que só um game de corrida poderia proporcionar.

Já os desafios Top Gear são provas bem-humoradas, verdadeiras gincanas automotivas, como o já tradicional boliche de carro e outras brincadeiras parecidas e testes de paciência, como ultrapassar diversos jipes Land Rover a bordo de um deles (não é exatamente a corrida mais veloz da sua vida, mas é memorável a sua maneira). Essas competições quebram a sobriedade de "Forza 6", mas sem deixar de lado a elegância que permeia o game.

Pontos Negativos

Não dá para definir o clima da corrida

Correr na chuva em "Forza Motorsport 6" é desafiador, imprevisível e divertido ao máximo. Um jogador mais dedicado certamente gostaria de encarar o jogo todo debaixo de uma tempestade das boas. Mas ao jogar no modo livre, você não pode fazer isso. O game não permite que o jogador defina as condições climáticas da corrida, nem dá chance para um clima dinâmico ou aleatório: sempre é dia de sol nas ruas do Rio de Janeiro, por exemplo.

Forza 6 Review 6 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Dublagem inconstante

No Brasil, "Forza Motorsport 6" oferece dublagem, legendas e menus em português - mas a dublagem não está presente em todos os trechos do jogo e o idioma muda sem aviso. É estranho e irritante quando após ouvir a descrição dos circuitos por duas ou três vezes, a próxima pista ser explicada em inglês, sem aviso nem motivo aparente.

Nas sequências narradas por Hammond, May e Tanner Foust é uma decisão sensata que o jogo mantenha as vozes originais (ainda que o substituto de Jeremy Clarkson soe fraudulento tentando se parecer com o polêmico apresentador afastado de Top Gear), mas aí é preciso ter cuidado para as legendas acompanharem o senso de humor dos comentários, assim como a dose generosa de informação de cada uma dessas sequências.

As legendas e descrições estão bem melhores do que nos "Forza" anteriores. A infame tradução de "Split" para "Dividido" não acontece mais, mas erros gramaticais são comuns nos textos do game. São pequenas falhas que incomodam os mais atentos e tiram lascas de um jogo tecnicamente polido ao extremo. A localização de "Forza Motorsport 6" é um bom avanço para a série, mas ainda há espaço para melhorar.

Telas de carregamento

"Forza Motorsport 6" exige 44 GB de espaço no Xbox One. Não é pouca coisa: "Forza 5" e "Horizon 2", os dois games anteriores, pedem cerca de 35 GB cada. Mas, mesmo depois da pesada instalação, o jogo sofre com telas de carregamento pra lá de demoradas entre alguns eventos.

Forza 6 Review 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Boa parte dos 'loadings' de "Forza 6" rolam por trás de cenas onde as categorias de competição ou os circuitos são apresentados ao jogador, com informações bacanas e textos bem-humorados. Você vai aprender que o circuito de Indianópolis era originalmente feito de ladrilhos (e que uma faixa de 1 metro desses ladrilhos ainda aparecem no circuito, na linha de largada). Ou que Sonoma Raceway é o circuito mais movimentado do mundo, com 340 dias de corrida por ano.

Com o passar do tempo, você vai decorar essas informações, mesmo que cada pista tenha mais de uma apresentação gravada para impedir a repetição constante. Mas nada vai te deixar mais frustrado do que os longos momentos em que apenas o logotipo de "Forza Motorsport" permanece na tela.

Nota: 9 (Excelente)

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL