Topo

Age of Empires II HD Edition

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

26/04/2013 16h44

"Age of Empires" é um marco na história dos jogos de estratégia em tempo real. A série foi responsável por evoluir e popularizar o gênero, porém, é possível ver os sinais avançados de envelhecimento.

A versão em alta definição de "Age of Empires II" joga na cara que este é um game ultrapassado: das mecânicas de jogo à narrativa do modo de campanha. Tudo está datado demais para quem acompanha o gênero, quase um fóssil que foi trazido à vida após ficar 1000 anos enterrado.

A atualização gráfica não é lá essas coisas, na verdade esse "HD" é apenas uma adaptação para os monitores widescreen de hoje em dia, e apenas a água tem alguns efeitos maneiros e bacanas de serem vistos.

"Age of Empires II HD" é o mesmo jogo, para o bem e para o mal. O problema principal são suas mecânicas, realmente ultrapassadas e arcaicas. O difícil é se acostumar com o fato que o tempo passa e algumas coisas merecem ficar guardadas em sua memória afetiva onde, em tese, tudo era perfeito e maravilhoso.
 

Introdução

Lançado em 1999, "Age of Empires II" expandiu o mundo dos jogos de estratégia em tempo real. Trazendo construções, unidades de guerra e civilizações de tempos antigos para as telas de computadores pré-Pentium 2 MMX. Um ano após seu lançamento, o game ganhou um pacote de expansão, alçando-o como um dos mais importantes títulos do gênero.

Com 18 civilizações, 9 campanhas solo e suporte às ferramentas do Steam, "Age of Empires II HD Edition" volta ao mundo dos computadores. Porém, não fique muito feliz, pois esses 14 anos foram duros para as mecânicas do game da Ensemble Studios.

Pontos Positivos

Suporte ao Steam

O maior ponto positivo de "Age of Empire II HD" está na forma em que o game se interliga com o Steam, serviço de distribuição mais popular dos PCs. Tudo o que existe na ferramenta, funciona perfeitamente com ele, das screenshots, ao modo avançado de criação de conteúdos pelos usuários.

Até mesmo o sistema de multiplayer, que era uma dor de cabeça no final dos anos 90, está integrado à rede da Valve. O jogo mal saiu no Steam e já é possível baixar diversas campanhas extras, mods e outras brincadeiras no Steam Workshop, algo que aumenta o tempo de vida do game.
 

Vasto conteúdo

Uma das coisas mais impressionantes de "Age of Empires II HD" é seu vasto conteúdo. Além das 18 civilizações e 9 campanhas solo, o game possui uma enciclopédia interativa que mostra a evolução dos povos, um modo multiplayer com dezenas de opções de configurações e outras perfumarias bacanas.

Pontos Negativos

Arcaico

Os sinais de envelhecimento são gritantes e mostram que "Age of Empires II" é realmente um jogo de outra era. Dependendo das opções escolhidas, uma partida pode demorar horas para chegar ao fim. Isso era aceitável nos anos 90 quando você reunia amigos em LAN Partys, mas não é o caso do mundo atual.

Outra coisa que incomoda é a mecânica defasada. Aqui era possível fazer alguns ajustes para tornar o game mais palatável para os padrões de hoje em dia. Um comando simples, como o Move Attack (mover e atacar) não existe, ou seja, você manda sua tropa se agrupar em um ponto e ela vai, porém não vai tentar se defender enquanto marcha para aquele ponto.

Outra coisa que irrita são as formações que atrapalham o movimento das unidades. A tropa toda se  atrapalha quando um único soldado encosta em um obstáculo. Esses problemas bobos já existiam no game original e poderiam ter sido corrigidos. Esta foi uma oportunidade desperdiçada.

Gráficos nem tão HD assim

Onde estão os gráficos am alta definição? Na água e só. No resto do jogo as mudanças nem estão tão marcantes. Talvez a alteração mais perceptível seja a adaptação do game aos monitores widescreen, no resto, nada modou. As minas de ouro, de pedra, as árvores, as construções... Nada parece ter sido retrabalhado.

Por sorte a comunidade do Steam Workshop percebeu isso e já criou um mod onde realmente coloca texturas em alta definição ao "Age of Empires II HD".
 

Itens sem tradução

"Age of Empires II HD" não tem erros grotescos de português, ou palavras mal traduzidas. Porém,  alguns pontos estão sem tradução alguma. Basta olhar na descrição de alguns elementos para ler textos em inglês. Isso não chega atrapalhar os já iniciados em jogos de estratégia, mas incomoda ao ver tanto descaso com esta versão.

Multiplayer inconsistente

O multiplayer recebeu um belo upgrade. Aderir ao Steam ajudou a encontrar partidas mais facilmente. Porém existem certos problemas que atrapalham o bom desenvolvimento das partidas. Não são raros os momentos de lag, de sincronia e até travamentos que forçam você fechar o game - ou até mesmo o Windows.

 

Nota: 5 (Medíocre)