Fuck The Oscars!

Quem é Josef Fares?

Conheça o suéco de origem libanesa que conquistou o mundo dos games no TGA 2021

Reprodução/YouTube
O The Game Awards 2021 consagrou de vez Josef Fares após o seu jogo, It Takes Two, receber o prêmio de game do ano. Mas afinal, quem é esse cara?
Reprodução/YouTube
Ele ficou conhecido internet a fora em 2017, também na premiação do TGA, ao botar para fora sua frustação com a indústria do cinema, e soltar o hoje famoso "Fuck The Oscars!"
Josef Fares nasceu no Líbano, mas quem vê o cara extrovertido e falador de hoje não pensa que ele teve uma infância difícil por causa da guerra civil no país, nos anos 1980.
AZIZ TAHER/REUTERS

Foi uma época muito dura e você vê coisas que não deveria ver. Em compensação, eu tinha um Atari e jogava muito nele

Josef Fares
Reprodução/YouTube
Com 10 anos, Josef Fares fugiu do país com a família e foi para a Suécia como imigrante. Foi lá, depois de adulto, que ele entrou no mundo do cinema.
Reprodução/YouTube
Um dos seus filmes, Zozo, retrata esses tempos defíceis da infância no Líbano. A produção chegou a ser premiada em festivais.
Fares dirigiu filmes por 10 anos, e poderia se tornar o próximo grande diretor do cinema europeu, mas preferiu se voltar para sua outra paixão: videogames.
Reprodução/YouTube

Eu estava pronto para fazer um game, e acho que, da perspectiva de narrativa, ter um background de cinema me ajudou muito

Josef Fares
Nick Wall/WireImage
Ele tem três jogos no currículo: Brothers - A Tale of Two Sons, A Way Out e o agora vencedor It Takes Two. Os dois últimos feitos pelo estúdio que fundou, a Hazelight.
Em todos os seus jogos o aspecto cooperativo é o grande foco. A forma inovadora como ele aborda essa caraterístcas fez de It Takes Two um sucesso, com mais de 3 milhões de cópias vendidas
Divulgação/EA

Você pode experienciar situações dramaticas entre você e seu amigo no formato co-op. Eu acredito que, da perspectiva de história, teremos mais coisas assim no futuro

Josef Fares
Divulgação/EA

Game Trends

Para saber mais de It Takes Two e de Josef Fares, ouça o podcast Game Trends desta semana:
Reprodução/YouTube
Publicado em 15 de dezembro de 2021.

Autor
Bruno Izidro, do START

Continue navegando por START