Games reagem à Guerra Rússia-Ucrânia

Declarações de apoio, doações, boicotes... veja como personalidades e empresas estão se posicionando no atual conflito

Divulgação/11Bit

FIFA 22

A EA postou não só removeu a seleção russa e todos os times russos, mas também pediu pelo fim da invasão à Ucrânia em suas redes sociais.
Divulgação/EA Sports

Battlefield 2042

O FPS está numa situação tensa: uma das facções do jogo é russa. Por enquando, ele só retirou uma skin para um helicóptero russo.
Divulgação/EA

Doom II

Um dos criadores do jogo, John Romero, lançou uma fase especial, cujas vends serão revertidas para ajudar civis na Ucrânia.
Divulgação/iD Software

This War of Mine

Também dedicou 100% das vendas para ajudar os ucranianos. A produtora polonesa 11Bit ainda emendou um recado: #FuckTheWar.
Reprodução

Destiny 2

A publicadora Bungie apostou em algo parecido: criou um evento beneficente de vendas por 48 horas, voltado para as vítimas da guerra na Ucrânia.
Divulgação/Bungie

Cyberpunk 2077

A polonesa CD Projekt Red suspendeu a venda de seus jogos na Rússia e doou R$ 1,1 milhão para esforços humanitários na Ucrânia.
Divulgação/CD Projekt

Gran Turismo 7

O jogo de corrida chegou nesta sexta (4) no mundo todo - menos na Rússia. Mas a Sony não anunciou publicamente que a decisão foi retaliação à guerra.
Divulgação/Sony Interactive Entertainment

Xbox

A Microsoft suspendeu comercialização do console e dos jogos de Xbox. O vice-primeiro ministro da Ucrânia pediu algo similar à PlayStation.
Reprodução

New World

O vice-presidente da Amazon Games, Christoph Harmann, anunciou o cancelamento da localização de seu MMORPG para o idioma russo.
Divulgação/Amazon Games

Counter-Strike: Global Offensive

Nos eSports, o cenário mais mobilizado é o de CS GO, muito popular na Europa. Torneios como Blast, Elisa e WePlay já baniram times da Rússia.
Divulgação/Valve
Publicado em 05 de março de 2022.