O que sabemos das acusações de assédio contra figuras conhecidas do cenário de League of Legends
Renato Bueno/Riot games
Diversos relatos de assédios físico e psicológico por parte de jogadores e treinadores de LoL vieram à tona agora no início de 2021.
Divulgação/Riot Games
Três delas chamaram mais atenção por serem de nomes bem conhecidos na comunidade: Gabriel "MiT" Souza (na imagem), Guilherme "Kake" Morais e Thiago "Tinowns" Sartori.
Reprodução/Facebook
MiT
MiT é veterano no cenário de LoL. O ex-treinador teve passagens marcantes na PaiN Gaming e Flamengo, além de ser comentarista do CBLoL em 2020.
As denúncias vieram de três mulheres. Duas detalharam os casos em seus perfis no Twitter, que incluem abuso sexual e físico.
Reprodução/Facebook
Estou devastado e envergonhado
MiT em resposta às denúncias
Divulgação/Riot Games
Tinows
Vice-campeão de League of Legends em 2020, o pro-player da PaiN Gaming também foi coroado como o melhor jogador do game no mesmo ano
Tinows foi criticado pela comunidade por lucrar com a situação, já que diversos espectadores fizeram doações ao longo da live. O pro-player afirmou que repassará os valores para instituições de defesa da mulher.
Divulgação/Riot Games
Kake
Guilherme foi treinador de LoL da KaBuM e atualmente estava no Flamengo, também no comissão técnica.
Divulgação/Riot Games
Exposto por jogadores, Kake havia solicitado nudes dos garotos, alguns ainda menores de idade. Segundo denúncias, se os jogadores recusassem, sofriam retaliações na equipe e eram cortados de projetos.
Divulgação/Riot Games
Após a série de denúncias, o Flamengo anunciou a saída de Kake da organização. O agora ex-treinador não se pronunciou sobre o caso.
Divulgação/Riot Games
Publicado em 09 de janeiro de 2021.
Autores Bruno Izidro, do START, e Thaime Lopes, colaboração para o START