Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Plano Geral: Filme recria com brilho a energia de Elvis Presley

Flavia Guerra e Thiago Stivaletti

11/07/2022 18h50

A nova edição do podcast Plano Geral traz todas as informações sobre as maiores estreias do cinema esta semana. O maior lançamento da próxima quinta-feira é "Elvis", a aguardada biografia do Rei do Rock Elvis Presley. O filme tem direção do australiano Baz Luhrman, conhecido por seus trabalhos exuberantes como "Moulin Rouge" e "O Grande Gatsby".

Com duas horas e quarenta de duração, o filme abarca da infância à decadência de Elvis com muita energia. O elenco é encabeçado pelo novato Austin Butler e por Tom Hanks, que vive o coronel Tom Parker, empresário e agente do ator por mais de duas décadas. O podcast traz um trecho da entrevista que Luhrmann deu no Festival de Cannes comentando o lado espiritual da música de Elvis, que teve em sua criação e formação a influência da música negra (ouça no arquivo a partir do minuto 0:00).

O cineasta também comentou o fato de Elvis lidar com a música como elemento que fazia parte de sua espiritualidade, que ele vivia e incorporava nos palcos. "Eu conheço um rock star super famoso, amigo meu, que é muito famoso pelo jeito que ele se mexe. E eu falo.. sabe? este rock star amigo meu pratica, treina seus movimentos, Michael Jackson ensaiava seus passos, Fred Astaire ensaiava seus passos. Elvis não parava na frente do espelho e criava uma coreografia. Ele apenas meio que sentia isso", comentou Luhrmann.

"Ele realmente sentia e eu acho que tem algo a ver com espiritualidade. Acho que ele entrava no espírito. E tipo tinha alguns movimentos, gestos, mas ele deixava a música, ele se tornava a música, o que é algo que tem a ver com o gospel e a experiência pentecostal", completou o cineasta (ouça a partir do minuto 11:52)

O podcast traz ainda a estreia do novo filme de David Cronenberg, "Crimes do Futuro", retrato de um futuro onde o corpo humano é capaz de gerar novos órgãos. Apesar do tema caro ao diretor - e do elenco que inclui Viggo Mortensen, Kristen Stewart e Léa Seydoux -, o filme não alcança a força de filmes anteriores do diretor canadense. Depois dos cinemas, o filme já chega à plataforma Mubi no próximo dia 29. Flávia Guerra e Thiago Stivaletti aproveitam o lançamento e contam quais são seus filmes preferidos de Cronenberg. A edição também faz um apanhado de onde ver os filmes do diretor no streaming, em plataformas como HBO Max (que tem "M Butterfly" e "Marcas da Violência") e Mubi (com "Mapas para as Estrelas") (ouça no arquivo acima a partir do minuto 18:15).

No cinema brasileiro, a surpresa é "Os Primeiros Soldados", com Johnny Massaro e Renata Carvalho, sobre as primeiras vítimas da Aids nos anos 80. O filme mostra como uma comunidade de amigos LGBTQIA+ em Vitória, no Espírito Santo, lidaram com a chegada da doença, num momento em que a imprensa não dava muita informação sobre ela e os poucos tratamentos paliativos ainda eram desconhecidos. O filme é o primeiro longa de ficção de Rodrigo de Oliveira, que passou sua juventude em Vitória. O ator Johnny Massaro vem se destacando no cinema em longas como "O Filme da Minha Vida" e "Todas as Razões para Esquecer". Ele entrou numa dieta que incluiu três semanas de jejuns diários de 14 horas para emagrecer para o papel. (saiba tudo sobre o filme ouvindo a partir do minuto 37:50).

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais. Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.