Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


OPINIÃO

Plano Geral: Glória Pires fala de seu novo filme e revela que vai dirigir seu primeiro longa

14/06/2022 10h59

O podcast Plano Geral desta semana traz uma entrevista com Glória Pires, que conversou com Thiago Stivaletti e Flavia Guerra sobre seu personagem no suspense "A Suspeita", em que ela vive uma policial e que estreia nesta quinta (16) nos cinemas (ouça no arquivo acima). Logo no início do programa, Glória fala da importância do cinema na sua vida, sua vontade de ser mais dirigida por mulheres e como tem se desligado das redes e aplicativos.

A atriz também comentou sobre a experiência de ter sido uma das produtoras do filme e sobre a tendência das atrizes buscarem e produzirem novos filmes (ouça acima a partir de 4:00). "Chega uma hora da vida, tendo começado tão jovem, tendo feito tantas personagens na TV? Não posso reclamar da trajetória que eu percorri na televisão. Tem gente que acha que fazer TV, que fazer novela é simples, mas não é. É muito complexo", comentou a atriz.

"Acho que toda esta experiência também me colocou no lugar de querer novos voos, querer mais, de querer escolher as personagens e não só ser escolhida. Entrar no projeto desde o início. Não só chegar no final e poder mudar uma fala. Mas poder participar de todo o projeto, da finalização. E com Pedro Peregrino [diretor de "A Suspeita"], a gente tem esta paceria", completou a atriz.

A atriz também revelou que se prepara para dirigir seu primeiro longa-metragem. "O Pedro mesmo me perguntava 'quando é que você vai dirigir?'. E não estava no meu radar, mas eu recebi um roteiro que me tocou muito. O ponto de vista feminino sobre a vida? Agora que a gente está tendo mais espaço para ouvir estas mulheres. Antes era tudo pela ótica masculina. E isso agora está avançando desde o movimento do #metoo, #timesup, que obrigou as mulheres a se manifestarem e até a se exporem. Acho que abriu muitas portas e este potencial ficou muito evidente. Este filme, assim como 'A Suspeita', falou dentro de mim, num lugar próximo do que estou passando. E percebi que eu já estava trabalhando nele, me pegava pensando na cena tal, visualizando aquilo. E acho que estou pronta para encarar esse desafio", declarou Glória (ouça no arquivo acima em 13:00).

Para completar esta conversa, Pedro Peregrino, que assinar a direção de "A Suspeita" e que já havia trabalhado com ela em novelas da Globo, fala sobre os medos que o rondaram nesta sua estreia no cinema (19:50).

Nesta edição também tem destaque para a série "Os Diários de Andy Warhol", que traz um olhar profundo e inovador sobre o grande ícone da pop art (a partir de 27:30). Em cartaz na Netflix, a série reproduziu, por meio de uma tecnologia, a voz do próprio artista, além de trazer entrevistas e depoimentos com personalidades que conviveram com ele.

Na HBO Max, o francês Olivier Assayas retoma seu longa de 1996 na série Irma Vep (35:05), versão para TV do sucesso que o diretor realizou nos anos 1990 e que o levou a ser reconhecido em todo o mundo. Desta vez, Alicia Vikander vive a personagem título, uma atriz de sucessos comerciais que decide embarcar em uma produção francesa autoral, que também é um remake de um clássico do cinema chamado "Les Vampires", em que ela vive uma vampira.

Nos cinemas, "Jesus Kit", longa dirigido pelo cineasta Aly Muritiba (de "Deserto Particular"), traz de volta o universo de Lourenço Mutarelli (48:00). E ainda o doc nacional "Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem" (53:43), de Natara Ney, traz a história de amor contada em 180 cartas que a diretora encontrou em uma feira de antiguidades do Rio. Ela levou sete anos para reconstruir a história por meio de uma grande busca pelos protagonistas em Campo Grande e no Rio, com entrevistas e uma pesquisa apurada.

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais.

Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Plano Geral: Glória Pires fala de seu novo filme e revela que vai dirigir seu primeiro longa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Plano Geral