Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


OPINIÃO

Plano Geral: Conheça os filmes premiados e injustiçados do Festival de Cannes 2022

Mais Plano Geral
1 | 25

Flavia Guerra e Thiago Stivaletti 

30/05/2022 21h05

No podcast Plano Geral desta segunda-feira (30), Flavia Guerra e Thiago Stivaletti trazem os destaques do Festival de Cannes 2020 —a apresentadora fez a cobertura do evento no local. Na conversa, eles comentam esta edição, relembram outras e informam quais filmes já foram adquiridos por distribuidoras brasileiras (confira no arquivo acima em 14:00).

O festival terminou no sábado (28) com uma Palma de Ouro muito questionada para o ultra irônico "Triangle of Sadness" (Triângulo da Tristeza), do sueco Ruben Östlund. Foi a segunda Palma do diretor em apenas cinco anos, depois de "The Square - A Arte da Discórdia" também vencer o festival em 2017 (ouça no arquivo acima a partir de 03:20).

O episódio também analisa a escolha do júri presidido por Vincent Lindon de atribuir duas Palmas para o Grande Prêmio do Júri (espécie de medalha de prata) e também duas para o Prêmio do Júri (medalha de bronze). Flavia e Thiago comentam a pulverização dos prêmios, pois, dos 21 concorrentes, dez saíram premiados, um sinal de que os jurados ficaram bastante divididos em suas discussões (em 10:45).

Um dos vencedores do Grande Prêmio do Júri foi para um dos poucos filmes (quase) unânimes desta edição: o belga "Close", de Lukas Dhont, um sensível drama sobre dois adolescentes que são melhores amigos desde a primeira infância até que passam a sofrer bullying na escola por "serem um casal" e acabam se afastando. Um dos grandes favoritos desta edição, "Close" revela que seu diretor, de apenas 31 anos, vem construindo uma carreira que tem tudo para culminar em uma Palma de Ouro no futuro (ouça em 12:00).

Quem dividiu o Grande Prêmio do Júri com "Close" foi a veterana Claire Denis, uma das diretoras mais ousadas do cinema francês, por "Stars at Noon", que ela filmou no Panamá. Inspirado em um romance que se passa nos anos 1980, o longa tem uma narrativa irregular, que mistura referências dos tempos atuais, como telefones celulares e a Pandemia (aliás, foi o único filme em competição que incorporou e trouxe a questão pandêmica para a tela de Cannes). No arquivo acima, os apresentadores falam sobre esse filme em 19:00.

Entre outros prêmios, esta edição traz também uma análise da função estratégica de Cannes para o futuro do cinema, que foi, aliás, debatido em dois grandes encontros com cineastas de todo o mundo, incluindo o brasileiro Kleber Mendonça Filho (em 30:00).

Para encerrar, Thiago Stivaletti traz uma dica para quem está em São Paulo: o Vibra Open Air, um dos maiores cinemas a céu aberto do mundo, que nesta semana exibe longas como "Eduardo e Mônica", a adaptação recém-lançada com Alice Braga e Gabriel Leone, homenageia Paulo Gustavo com sessão especial de "Minha Mãe É uma Peça", entre outros, além de shows durante toda a programação (confira em 35:00)

O "Plano Geral" é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais.

Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Plano Geral: Conheça os filmes premiados e injustiçados do Festival de Cannes 2022 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Plano Geral