Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


OPINIÃO

Plano Geral: Tudo sobre Top Gun e os melhores filmes do Festival de Cannes

Mais Plano Geral
1 | 25
Siga o UOL no

23/05/2022 15h23

A edição desta segunda-feira (23) do podcast "Plano Geral" está especial, com a apresentadora Flávia Guerra direto de Cannes contando tudo sobre o maior festival de cinema do mundo, aquele onde nascem os filmes mais interessantes do ano. Ouça o programa na íntegra no arquivo acima.

Os primeiros dias do festival foram marcados pela passagem do astro Tom Cruise para lançar "Top Gun: Maverick", uma sequência ao filme de 1986 que se tornou cult com seus ases indomáveis, pilotos charmosos e toda uma virilidade típica dos tempos de Ronald Reagan (ouça a partir de 4:00). Cruise participou de um encontro com o público em que contou sobre o seu hábito de dispensar dublês e disse que não tem o menor interesse em fazer um filme direto para o streaming - o cinema é seu habitat natural, e seus projetos devem ser apreciados na tela grande.

Flávia também conta sobre como a guerra da Rússia contra a Ucrânia tem marcado o festival, com o presidente ucraniano Volomidir Zelenski discursando na cerimônia de abertura e a estreia do documentário "Mariupolis 2", cujo diretor, Mantas Kvedaravicius, morreu no conflito -o longa foi concluído por sua viúva, Hanna Bilbrova (no arquivo acima, em 19:04).

Outro destaque na competição de Cannes foi "EO", do polonês Jerzy Skolimowski, narrado do ponto de vista de um burro (ouça em 22:52). Esse ponto de vista original arrancou elogios da crítica e o tornou forte candidato a algum prêmio na cerimônia que acontece no próximo sábado, dia 28.

Na segunda parte do "Plano Geral" (em 31:30), Thiago Stivaletti relembra os 100 anos de nascimento do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, cuja obra sempre foi marcada por uma mistura muito original entre o sagrado e o profano, entre os valores cristãos e as urgências da carne e do corpo. Homossexual, ateu desde a adolescência, ele fazia uma crítica ácida à elite italiana e ao seu pendor para o fascismo, que não se extinguiu com a morte do ditador Benito Mussolini e o fim da Segunda Guerra.

A plataforma de streaming do Mubi é quem faz a maior homenagem a Pasolini, disponibilizando quatro de seus filmes em cópia restaurada: "Accatone" (1961), primeiro longa da carreira do diretor; "O Evangelho Segundo São Mateus" (1964), premiado no Festival de Veneza e indicado a três Oscars; "Édipo Rei" (1967), adaptado da tragédia grega de Sófocles; e "Pocilga" (1969), estrelado pelo ícone da nouvelle vague francesa Jean-Pierre Léaud. Outro streaming, o Belas à la Carte, tem em seu catálogo "Gaviões e Passarinhos" (1966), filme de tom cômico protagonizado por Totó, um dos maiores astros de cinema da época na Itália. Mas o streaming ainda tem grandes lacunas para o espectador brasileiro, como a ausência de dois dos filmes mais representativos da carreira do italiano: "Teorema" (1968) e "Saló, ou os 120 Dias de Sodoma" (1975), seu último filme, antes de morrer num misterioso assassinato que nunca foi elucidado.

O "Plano Geral" é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais.

Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.