Matheus Ilt muito além da meia parede

De Splash, em São Paulo

Se você é daqueles que seguem mil perfis de apês fofos no Instagram, provavelmente já se deparou com algum projeto de Matheus Ilt. O menino do cabelo cor-de-rosa é o reizinho desse nicho na rede. Com carisma e paciência de sobra para transformar ambientes, o paranaense carregou gatos, plantinhas e marido para SP e ganhou um programa de TV para chamar de seu.

Senta que lá vem reforma, ops, história

O "Arrasta Móveis" estreou sob grande expectativa. Do público, que infernizava o GNT para dar um programa para Matheus Ilt, e do próprio apresentador, que nunca escondeu sua timidez para lidar com o vídeo. Para além do talento que todo mundo já conhecia, ele teve de ganhar confiança para comandar um programa no canal por onde já passaram ídolos como Marcelo Rosenbaum, Bel Lobo e Mauricio Arruda.

Matheus Ilt no apê de Curitiba onde tudo começou Imagem: Arquivo pessoal

Assumir a responsabilidade de apresentar um programa é algo que eu jamais imaginei. Sou mais do fazer e menos do falar. Baixei um pacote de apresentador que eu nem sabia que tinha instalado em mim

Imagem: Divulgação/GNT

A maior reforma de todas...

...já começaria na montagem do cenário do "Arrasta Móveis". Com a pandemia, Matheus comanda o programa de sua própria casa e passa as dicas para os participantes por videochamada. Por uma coincidência do destino, ele e o marido, Célio Olizar, tinham acabado de chegar a São Paulo e o apê ainda estava vazio. A sala de estar virou estúdio, tudo montado apenas pelos dois.

Célio Junior, como é chamado por Matheus, também está nos créditos que sobem na tela a cada episódio do "Arrasta Móveis" (já foram 6!). Enquanto Ilt fica em frente às câmeras e produz mimos para os participantes em um dos quartos vazios do apartamento, é do marido a responsabilidade de posicionar as câmeras, ajustar a luz e o áudio e preparar o cenário com orientação a distância dos diretores.

Eu culpo o Célio Junior por tudo o que a gente tem e conseguiu até hoje. Porque eu sempre soube fazer reformas por influência do meu pai, mas ele que me incentivou a começar a postar as mudanças que eu fazia em casa

A parceria funciona muito bem desde que o jornalista se assumiu como influenciador e resolveu profissionalizar seu conteúdo, em dezembro de 2018, com a reforma da lavanderia do antigo apartamento deles, em Curitiba. Célio, que é publicitário, convenceu Matheus a divulgar as reformas, que ele nem achava tão incríveis assim. Nascia um fenômeno. Eles repaginaram todos os cômodos antes de se mudar.

Se tem o dedo de Matheus Ilt, tem:

  • meia parede
  • plantinhas
  • madeira Pinus
  • cor-de-rosa
  • lâmpada tubo

Limpando o vocabulário

A TV, porém, não foi o primeiro desafio. Com a chegada de cada vez mais gente no Instagram, em que o influencer posta as reformas completas, e no YouTube, Matheus teve de fazer ajustes em algo que para ele era natural: seu vocabulário. Cheio de gírias gays e memes, o passo a passo soava estranho para o público um pouco mais velho que também passou a adorá-lo: as senhoras.

A primeira vez que eu falei POC tive que explicar o que era. Aí perde a graça. Como é que eu vou explicar o que é uma POC para uma senhora?

Imagem: Reprodução/Instagram

Dicionário Matheus Ilt

E tá pronto o sorvetinho

Expressão livremente inspirada no comercial de Danoninho que ele usa quando termina um projeto.

Radioativo

Herança da internet, o faz-tudo usa o adjetivo quando quer demonstrar o quanto um ambiente está caótico.

Com a força do ódio

Quando uma parte do projeto é mais complicada, ele não desiste. O empenho ganhou uma expressão própria.

Com a exposição na TV e as parcerias com grandes marcas, a tendência é que o público de Matheus Ilt, que hoje passa de 346 mil seguidores no Instagram e de 218 mil inscritos no YouTube, fique ainda mais diversificado.

Ainda não caiu minha ficha direito. É um choque quando as pessoas me param na rua, pedem foto e usam as minhas expressões

Outro termômetro da popularidade do influenciador, é a febre da meia parede potencializada pelo isolamento social. A técnica de pintar em um tom colorido apenas metade da parede é a cara de Matheus Ilt. Quase todos os dias ele compartilha as marcações no Instagram de gente que adotou. No "Arrasta Móveis", a meia parede gerou até cobranças, já que só apareceu no terceiro episódio.

A meia parede já estava aí, eu só sou um divulgador. Ela veio com força ano passado, mas eu já fazia desde 2013

Imagem: Reprodução/Instagram

Com o final da primeira temporada do "Arrasta Móveis", no comecinho de outubro, Matheus Ilt finalmente deve dar início às reformas de seu novo lar em SP. E o público que tanto cobrou um programa de televisão poderá voltar ao Instagram, onde ele não posta nada de reformas desde junho. Que venham os próximos capítulos.

Mais stories de Splash

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Matheus Ilt muito além da meia parede - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade