Femigode: a vez das mulheres

Mesmo com onda nos anos 1990, poucas mulheres se destacaram no pagode. Isso agora está mudando

Breno Boechat e Guilherme Lucio da Rocha De Splash, no Rio e em São Paulo

A cantora curitibana Karinah, de 40 anos, entende o tamanho da conquista: "No Fim do Mundo", sua parceria com Belo, alcançou a primeira posição da lista das canções mais executadas de samba e pagode das rádios do Brasil, na última semana. Com mais de 20 anos de carreira, ela sabe bem como é difícil para uma mulher emplacar um sucesso em um gênero musical historicamente dominado por homens.

É a mulher ocupando o seu lugar ao sol após mais de 20 anos. Vamos para cima, mulherada!

Karinah, em publicação no Instagram

Mas o sucesso de Karinah ainda é um caso isolado: nenhuma outra cantora aparece na lista dos 15 pagodes mais tocados, segundo levantamento da Connectmix, empresa que reúne os dados de execução de músicas nas rádios do Brasil inteiro.

Karinah faz parte de um grupo de cantoras que conseguiram destaque mais de duas décadas depois do boom do pagode romântico, nos anos 1990. Com ela estão artistas como Marvvila, Jecy, Ana Clara, o grupo Entre Elas e outras.

No passado, a mulher costumava aparecer como musa inspiradora de canções feitas por homens e que viraram sucesso no país inteiro. No entanto, era raro ver uma mulher cantora de pagode, fosse nos programas de rádio e TV, ou mesmo nos palcos.

De lá para cá, o panorama não mudou muito. Ainda são poucos os casos de sucesso entre as pagodeiras. Mas por que, afinal, é tão difícil para uma mulher ser bem-sucedida no pagode? Chegou a hora de as mulheres ocuparem um espaço de protagonismo no ritmo?

O passado difícil

Poucas cantoras conseguiram se destacar na primeira era de ouro do pagode, durante os anos 1990. "Foi um período de muitas conquistas e de muitas batalhas", conta Adryana Ribeiro, líder do Adryana & A Rapaziada, único grupo comandado por uma cantora a fazer sucesso nacionalmente.

Adryana, que tinha referências como Leci Brandão e Eliana de Lima, olhava para o lado e via poucas cantoras na cena. "A gente tinha que mostrar ainda mais que era boa, que cantava mesmo", conta ela, hoje com 47 anos.

A sensação era parecida com algo que a própria Leci —que nessa época ajudou muitos grupos de pagode, como madrinha— viveu no início da carreira, na virada para os anos 1970. Mesmo no mundo do samba, onde muitas mulheres são reverenciadas, o caminho sempre foi mais difícil para elas.

Antes de se tornar a primeira mulher a entrar para a prestigiada Ala de Compositores da Mangueira, Leci teve que provar que era mesmo talentosa, além de escrever em uma carta os motivos pelos quais achava que merecia fazer parte do grupo. Com medo de cometer uma injustiça, ela não crava, mas afirma que não se lembra de ter visto compositores homens passarem pela mesma "fase de testes".

"Eu fiquei um ano fazendo sambas de terreiro e sendo avaliada, para só depois ser aceita. O pessoal gostou, e eu entrei para a ala no Carnaval de 1972", conta a cantora e deputada estadual em São Paulo pelo PCdoB.

Com Adryana, a avaliação veio em forma de "prova final". "Em 1999, eu só tinha mais um disco no contrato com a gravadora e precisava arriscar", lembra ela, que desistiu de tentar ser a "nova Clara Nunes" —como apostavam alguns executivos— para mergulhar no pagode.

"Eu tive que me reinventar, deixei o samba tradicional. E mudei o visual mais por uma questão pessoal do que profissional. Sonhei que estava loira e decidi transformar tudo", conta Adryana, que considera que a mistura entre ela —branca e loira— e "a rapaziada" — formada por quatro homens negros— ajudou a chamar a atenção de um público que só olhava para os conjuntos masculinos.

É a hora do femigode?

Mesmo com todas as dificuldades, os ventos parecem estar mudando. Norival Júnior, o "Orelhinha", radialista da Rádio FM O Dia, uma das principais do Rio de Janeiro, destaca o crescimento dessa nova geração de mulheres no pagode. E ele acredita que o público tenha sido muito importante nesse processo.

A rádio sempre foi importante para o pagode. De uns três anos para cá, venho sentindo que tem mais mulheres tocando. É claro que temos esse papel de divulgação, mas sinto que o público também está pedindo demais [as canções delas]. Existe essa questão de demanda.

Mas por que só agora?

O movimento das mulheres no pagode não surgiu do nada. Porém, boa parte das cantoras da nova geração aponta o fator medo como motivo para o femigode não deslanchar —como aconteceu, por exemplo, com o agora consagrado feminejo, que revelou nomes como Marília Mendonça e Maiara e Maraísa. Segundo as próprias artistas, muitas sentiam medo de cantar pagode nos bares da vida.

Nathália Geraldo, repórter de Universa e autora do trabalho de conclusão de curso na USP (Universidade de São Paulo) "Machismo e racismo na música: as mulheres negras no pagode dos anos 1990", acredita que o medo é justificado pela estrutura machista que ainda existe nesse mercado.

Essa falta de representatividade, inclusive no auge do pagode, tem muito a ver com o machismo, com o pacto que a indústria fez com os homens que já tinham um lugar cativo no gosto do público. Hoje, a pauta do feminismo tem mais espaço, principalmente na arte e na música. Como consequência, o mercado enxerga essa demanda. Creio que essa questão social e essa nova visão da indústria estejam conectadas.

A cantora Marvvila, um dos destaques da cena atual e que tem Ludmilla como madrinha, acredita que, por conta do histórico de grandes mulheres no samba, as portas para o ritmo já estavam mais abertas. Como isso não existia no pagode, havia o temor de ser pioneira e quebrar a cara.

Eu tinha muito medo. Recebia muitas mensagens de produtores e cantores elogiando a minha voz, mas eu achava que as pessoas não receberiam bem o meu trabalho. Não acreditava, mas eu tinha a minha verdade.

Quem são elas

  • Grupo Entre Elas

    Manoela Pires, Gui Guedes, Jéssica Antunes e Juh Percussão formam o grupo de Florianópolis (SC) com mais de 10 milhões de views em vídeos no YouTube e 45 mil ouvintes mensais no Spotify.

  • Karinah

    A cantora de 34 anos também é do Sul do país, mas de Curitiba. Ela tem mais de 20 anos de estrada, conquistou o primeiro lugar nas rádios de pagode com "No Fim do Mundo" e alcançou 90 mil ouvintes mensais no Spotify.

  • Jecy

    A cantora de 26 anos é natural de Duque de Caxias (RJ). Uma das apostas da gravadora Som Livre para o futuro do pagode, ela tem 38 mil ouvintes mensais no Spotify.

  • Marvvila

    Uma das mais novas da nova safra, com 21 anos, a afilhada de Ludmilla vem do Rio de Janeiro. Uma das apostas da Warner Music, ela participou do "The Voice Brasil" e tem 198 mil ouvintes mensais no Spotify.

  • Ana Clara

    Olha o Sul de novo! Com 27 anos e natural de Joinville (SC), a cantora, aposta da Universal Music, soma mais de 24 milhões de visualizações no YouTube e tem 162 mil ouvintes mensais no Spotify.

  • Andressa Hayalla

    Com 26 anos, ela nasceu no Rio de Janeiro e participou do "The Voice Brasil". Recentemente, lançou o single "Sorte ou Destino", em parceria com Péricles, e tem 56 mil ouvintes mensais no Spotify.

As ajudantes forasteiras

A geração que cresceu com o sucesso estrondoso do pagode dos anos 1990 tem pelo gênero uma grande admiração. E isso vai além de quem vive a cultura do samba. Por isso, muitos artistas de outros gêneros fazem parcerias com grupos ou com cantores de pagode.

Um fenômeno recente é o de artistas pop que se arriscaram no gênero, caso de Luísa Sonza, que "hitou" com "Não Vai Embora", parceria com Dilsinho. O pagodeiro também tem o sucesso "Libera Ela", com as sertanejas Maiara e Maraisa. Ludmilla, funkeira e fã declarada de pagode, recentemente apresentou o EP "Numanaice", com regravações de grandes clássicos do pagode, algumas canções inéditas e participações dos grupos Sorriso Maroto, Di Propósito e Vou Pro Sereno.

Para uma vertente que oferece pouco espaço de protagonismo para as mulheres, chama a atenção que cantoras de outros ritmos consigam emplacar sucessos e ampliar seu repertório com pagodes. Por isso essas forasteiras são muito bem-vindas. O trabalho que vêm fazendo e o sucesso que vêm conquistando ajudam a abrir portas e a chamar a atenção para a importância de vozes femininas no pagode.

É o que pensam cantoras da nova geração, que buscam espaço nas rodas e nos palcos. Jecy, que recentemente assinou contrato com a gravadora Som Livre, acredita que cantoras de sucesso em outros gêneros que apostam no pagode podem ajudar outras mulheres a ocupar espaços no mercado. Além de, claro, servirem de inspiração para jovens que queiram mergulhar no ritmo.

Essa presença é excelente. Como elas já são muito conhecidas, levam uma mensagem para muitas meninas de que é possível, sim. Ludmilla e Luísa fizeram um trabalho lindo e que inspira, o que é muito importante.

Jecy

E vem aí...

É bom destacar que, assim como no fenômeno do feminejo, o grande "start" do femigode partiu da composição. Mulheres que escreveram músicas que foram parar na boca do povo por meio de artistas homens, mas que agora decidiram tomar a frente dos palcos.

Com composições cantadas por artistas de destaque, como Ferrugem e Dilsinho, agora elas querem ser as protagonistas do próprio sucesso.

Diante de um cenário promissor, mas ainda longe do ideal, cantoras de pagode estão se organizando para que todas cresçam juntas e ocupem mais espaços na cena. Karinah, por exemplo, está trabalhando no desenvolvimento de um novo álbum que vai celebrar as mulheres do pagode e do samba.

Para o projeto, ainda sem título, a paranaense convocou várias cantoras que estão despontando na indústria, a fim de apresentar clássicos do pagode em vozes femininas. Marvvila, Jecy, Ana Clara e Juliana Diniz são algumas das confirmadas no trabalho, que vai contar com um registro audiovisual também.

"O mercado está pagando para ver uma nova geração de cantoras que vem com tudo. Serão 15 pagodeiras em cima do palco, cada uma com uma história muito linda e também dolorida, porque todas sofreram muito. E a gente quer que elas possam voar muito", explica Karinah, emocionada ao falar da reunião das pagodeiras.

Marvvila, por exemplo, conta que não tinha muitas referências femininas quando começou a cantar. Hoje, ela ainda se surpreende com o retorno do público.

"Eu até me assusto às vezes, porque muitas falam que não tinham coragem de cantar e que, quando me viram, se sentiram representadas", conta Marvvila.

Muitas mulheres, assim como eu, estão na luta. A gente precisa de mais referências femininas. No samba, temos muitas, mas no pagode elas ainda estão se fortalecendo.

Ouça músicas das cantoras de pagode!

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