Quem levará o prêmio principal do Festival de Cinema de Cannes de 2025?
Por Miranda Murray
CANNES, FRANÇA (Reuters) - Depois de quase duas semanas de estreias emocionantes, coletivas de imprensa repletas de estrelas e festas à beira-mar que vão até altas horas da madrugada, o Festival de Cinema de Cannes está pronto para estender o tapete vermelho após uma última tarefa: coroar o vencedor da Palma de Ouro deste ano.
O júri de nove membros, liderado pela atriz francesa Juliette Binoche, escolherá um dos 22 filmes para conceder o prêmio principal na noite deste sábado, com títulos de Wes Anderson, Ari Aster, Richard Linklater e Joachim Trier entre os concorrentes.
Outros prêmios incluem o Grand Prix, prêmio do júri, melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro.
Esses prêmios podem fazer ou desfazer carreiras: Renate Reinsve, que estrela o filme "Sentimental Value", de Trier, disse que ganhar o prêmio de melhor atriz em 2021 por "A pior pessoa do mundo" mudou completamente sua vida.
As decisões do júri serão observadas de perto depois que "Anora", que ganhou o prêmio principal em 2024, levou para casa cinco Oscars, incluindo o de melhor filme. "A Substância", que recebeu o prêmio de melhor roteiro em Cannes no mesmo ano, também ganhou um Oscar.
Um indicador de quem pode ganhar é a seleção de filmes que foram comprados pela distribuidora independente Neon, que escolheu com sucesso o vencedor de Cannes nas últimas cinco vezes.
Até o momento neste festival, a distribuidora norte-americana adquiriu três filmes: "Sentimental Value", que foi aplaudido de pé por mais de 15 minutos; "It Was Just an Accident", do diretor iraniano Jafar Panahi; e "O Agente Secreto", do brasileiro Kleber Mendonça Filho.
A 78ª edição do festival teve início oficialmente em 13 de maio com a comédia francesa "Leave One Day".
(Reportagem de Miranda Murray)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.