"The Room Next Door", de Almodóvar, triunfa no Festival de Veneza
Por Crispian Balmer
VENEZA (Reuters) - O primeiro filme em inglês do diretor espanhol Pedro Almodóvar, "The Room Next Door", que aborda os temas pesados da eutanásia e das mudanças climáticas, ganhou o prestigioso prêmio Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza no sábado.
Estrelado por Tilda Swinton e Julianne Moore, o filme recebeu ovação de pé de 18 minutos quando estreou em Veneza no início da semana -- uma das mais longas da memória recente.
Almodóvar é um queridinho do circuito de festivais e recebeu um prêmio pelo conjunto da obra em Veneza em 2019 por seus filmes ousados, irreverentes e muitas vezes engraçados em espanhol.
Agora com 74 anos, ele decidiu tentar a sorte no inglês, focando suas lentes em questões de vida, morte e amizade. Falando após receber seu prêmio, ele disse que a eutanásia não deve ser impedida por política ou religião.
"Acredito que dizer adeus a este mundo de forma limpa e com dignidade é um direito fundamental de todo ser humano", disse ele, falando em espanhol.
A australiana Nicole Kidman ganhou o prêmio de melhor atriz por seu papel picante no erótico "Babygirl", onde interpreta uma CEO durona, que coloca em risco sua carreira e sua família ao ter um caso tóxico com um estagiário jovem e manipulador.
O francês Vincent Lindon foi nomeado melhor ator por "The Quiet Son", um drama atual em francês sobre uma família dilacerada pelo radicalismo de extrema direita.
O prêmio de melhor diretor foi para o americano Brady Corbet por seu filme de 3 horas e meia de duração "The Brutalist", que reconta a história épica de um sobrevivente húngaro do Holocausto interpretado por Adrien Brody, que busca reconstruir sua vida nos Estados Unidos.
O prêmio de melhor roteiro foi para Murilo Hauser e Heitor Lorega por "Ainda Estou Aqui", um filme sobre a ditadura militar do Brasil, enquanto o prêmio especial do júri foi para o drama sobre aborto "April", da diretora georgiana Dea Kulumbegashvili.
(Reportagem de Crispian Balmer, Hanna Rantala e Roberto Mignucci; Edição de Andrew Cawthorne)
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