Topo

Raymond Briggs, criador do conto infantil "O Boneco de Neve", morre aos 88 anos

Autor Raymond Briggs durante participação em feira literária em Londres - David Sandison/Handout via REUTERS
Autor Raymond Briggs durante participação em feira literária em Londres Imagem: David Sandison/Handout via REUTERS

William James e Farouq Suleiman

Londres, Reuters

10/08/2022 12h50

Raymond Briggs, criador do livro infantil "O Boneco de Neve", morreu aos 88 anos, anunciou sua família nesta quarta-feira.

Publicado pela primeira vez em 1978, o livro ilustrado sem palavras vendeu mais de 5,5 milhões de cópias em todo o mundo, enquanto uma adaptação para a televisão se tornou favorita de Natal no Reino Unido e foi indicada ao Oscar.

A obra conta a história de um menino cujo boneco de neve sorridente ganha vida para brincar durante a noite e depois o leva em um voo pelas paisagens de inverno britânicas.

O livro termina de forma melancólica quando o menino acorda e descobre que o boneco de neve derreteu.

"Sabemos que os livros de Raymond foram amados e tocaram milhões de pessoas em todo o mundo, que ficarão tristes ao ouvir esta notícia", disse o comunicado da família, divulgado por sua editora.

"Desenhos de fãs —especialmente desenhos infantis— inspirados em seus livros foram conservados por Raymond e fixados na parede de seu estúdio."

Briggs nasceu em Londres em 1934 e estudou arte antes de publicar uma série de livros infantis.

Embora "O Boneco de Neve" não descreva o Natal em si, uma adaptação animada para a televisão foi ao ar pela primeira vez no dia 26 de dezembro de 1982, e continua sendo um marco na programação sazonal das emissoras britânicas, trazendo a história para novas gerações de crianças.

Foi indicado ao Oscar em 1983 e ganhou um prêmio de televisão da academia britânica no mesmo ano.