Topo

Rei emérito Juan Carlos visita Espanha após dois anos de exílio

19/05/2022 11h31

MADRI (Reuters) - O rei emérito espanhol Juan Carlos desembarcaria na Espanha nesta quinta-feira para sua primeira visita desde que partiu para Abu Dhabi em 2020 sob uma nuvem de escândalos financeiros que abalaram a Casa Real.

Ele é esperado na cidade de Vigo, na costa noroeste da Espanha, na noite de quinta-feira, e depois irá para Sanxenxo, um resort próximo, para participar de uma regata de vela, disse Pedro Campos, um amigo de longa data, à emissora estatal TVE. Juan Carlos ficará na casa de Campos durante a visita.

"Ele está muito feliz por vir depois de dois anos afastado e fazer algo que ele gosta tanto, que é velejar", disse Campos. O rei emérito, que tem 84 anos e anda de bengala, navegará em uma embarcação adaptada à sua situação, acrescentou Campos.

A viagem de Juan Carlos terminará na segunda-feira com uma visita a seu filho, o rei Felipe, em Madri, informou a Casa Real em comunicado na noite de quarta-feira.

Juan Carlos não ficará no palácio Zarzuela, em Madri, residência oficial do rei, segundo o comunicado.

Antes reverenciado por seu papel na transição do país para a democracia, a popularidade do rei emérito caiu drasticamente após uma série de escândalos. Ele abdicou em 2014.

Juan Carlos deixou a Espanha para Abu Dhabi em agosto de 2020, depois que várias investigações foram abertas na Espanha e na Suíça por suposta fraude.

Ele agora mantém sua residência permanente no Estado do Golfo, mas disse em março que visitaria a Espanha com frequência depois que os promotores encerraram as investigações.

(Reportagem de Christina Thykjaer)