Topo

Princesa Amalia, herdeira do trono holandês, comemora 18 anos discretamente

07/12/2021 09h22

AMSTERDÃ (Reuters) - A herdeira do trono holandês, a princesa Amalia, deve comemorar discretamente seu aniversário de 18 anos em casa nesta terça-feira, em linha com as regras de lockdown do coronavírus no país e a tradição da monarquia discreta da Holanda.

A ocasião significa que Amalia, a filha mais velha do rei Willem-Alexander, está agora em teoria pronta para suceder a seu pai como chefe de Estado.

No entanto, Amalia, formalmente conhecida como Princesa de Orange, disse em uma biografia autorizada publicada no mês passado que, embora esteja comprometida com uma vida a serviço de seu país, ela ainda não está totalmente pronta para começar e pedirá por sua mãe, a rainha Máxima, para atuar como regente por um tempo se por algum motivo Willem-Alexander tivesse que renunciar precocemente.

Nenhuma cerimônia foi planejada para marcar a ocasião, embora na quarta-feira Amalia seja empossada como membro do Conselho de Estado do país, órgão que dá assessoria sobre questões constitucionais.

Amalia é citada como excelente aluna. A jovem trabalhou meio período como garçonete enquanto se preparava para o trono.

Atualmente, a Holanda está sofrendo sua pior onda de casos de Covid-19, colocando extrema pressão sobre o sistema médico do país.

No domingo, o Serviço de Informações Real disse que a avó de Amalia, a ex-rainha Beatrix, de 83 anos, contraiu coronavírus.

Em uma breve declaração pública, o rei Willem-Alexander disse que Beatrix, que foi vacinada, tem apenas sintomas leves e está "ótima".

A princesa Amalia disse que espera passar o próximo ano em um estágio em uma empresa multinacional antes de iniciar os estudos universitários, provavelmente em Leiden.

(Por Toby Sterling)