Topo

Justiça espanhola quer julgar Shakira por fraude fiscal de R$ 87 milhões

A cantora Shakira - Xavi Menós/Reprodução/Instagram
A cantora Shakira Imagem: Xavi Menós/Reprodução/Instagram

Emma Pinedo

Em Madrid, Espanha

29/07/2021 18h04

Um juiz espanhol diz ter "evidências suficientes" para que a cantora pop Shakira enfrente um julgamento por fraude fiscal, conforme mostrou um documento da Justiça espanhola divulgado hoje.

O magistrado Marco Jesus Juberias fechou uma investigação de pré-julgamento sobre acusações feitas por procuradores de que a cantora não teria cumprido o pagamento de 14,5 milhões de euros (R$ 87,6 milhões) em imposto de renda devido entre os anos de 2012 e 2014. Esta é uma etapa preliminar antes que um julgamento seja estabelecido.

"Os documentos (...) anexados ao processo são evidências suficientes de delitos para que os procedimentos continuem", afirmou o juiz no documento.

Embora os procuradores digam que a cantora vivia na região da Catalunha durante os anos em questão, os representantes da artista argumentam que ela não vivia na Espanha até o ano de 2015, e que desde então, cumpriu todas as suas obrigações fiscais.

Os representantes de Shakira na Espanha disseram em um comunicado enviado por e-mail na quinta-feira que o documento da Justiça era "um passo esperado no processo" e que a equipe jurídica da cantora "continua confiante, colabora totalmente com o judiciário e não vai mais comentar a questão".

A cantora de 44 anos e o zagueiro do Barcelona Gerard Piqué estão juntos desde 2011 e têm dois filhos.