Topo

Bob Rock, produtor de 'Metallica', vende direitos de mais de 40 músicas

James Hetfield, do Metallica, em show - Reprodução/Facebook
James Hetfield, do Metallica, em show Imagem: Reprodução/Facebook

Pushkala Aripaka

21/01/2021 11h36

O produtor musical Bob Rock vendeu sua cota de direitos de um catálogo de 43 canções, que inclui o álbum homônimo da banda de heavy metal Metallica e o disco "Call Me Irresponsible" de Michael Bublé, à Hipgnosis Songs Fund, tornando-se o membro mais recente da indústria a vender catálogos de gravações lucrativos no momento em que a explosão dos serviços digitais de streaming atrai investidores.

A pandemia do novo coronavírus induziu uma lista crescente de profissionais da música a capitalizar seu trabalho mais antigo vendendo faixas e álbuns valiosos agora que a crise de saúde global praticamente inviabilizou a renda de apresentações ao vivo.

Listada na bolsa de Londres, a empresa de investimento Hipgnosis anunciou uma oferta de suas ações ordinárias com desconto nesta quinta-feira, juntamente com o acordo, que é ao menos o quinto da companhia neste mês — os outros incluem Shakira e Neil Young.

"A envergadura dos sucessos enormes de Bob Rock é quase impossível de igualar para qualquer criador da história da música", disse o fundador da Hipgnosis Songs, Merck Mercuriadis, que já foi empresário de Elton John e Beyoncé.

Rock coproduziu "Metallica", disco de 1991 conhecido popularmente como "O Álbum Negro" que inclui sucessos como "Nothing Else Matters" e "The Unforgiven". Canções deste álbum já tiveram mais de 7 bilhões de streams, disse a Hipgnosis.

Rock também trabalhou diversas vezes com Bublé, e "Call Me Irresponsible", lançado em 2007, recebeu um Grammy de "Melhor Álbum de Pop Vocal Tradicional".

O valor dos acordos não foi revelado.