Topo

Fender lança novas guitarras profissionais ao ver vendas saltarem na pandemia

13/10/2020 14h35

Por Stephen Nellis

(Reuters) - A Fender Musical Instruments lançou nesta terça-feira uma nova linha de guitarras elétricas voltadas a músicos profissionais, esperando que uma disparada nas vendas de modelos para iniciantes se transfira para os instrumentos de mil dólares ou mais apesar de muitas casas de música ao vivo continuarem fechadas.

A Fender lançou versões atualizadas "American Professional II" de seus emblemáticos modelos Stratocaster e Telecaster, usados há muito tempo por artistas como Eric Clapton e Bruce Springsteen.

Mas são os músicos de garagem de amanhã, e não os deuses do rock de outrora, que elevaram as rendas da Fender neste ano. A empresa disse que as vendas de instrumentos abaixo de 500 dólares cresceram 92% desde meados de março, quando a pandemia de coronavírus confinou muitos norte-americanos em casa.

Muitas destas vendas foram de violões importados comprados por músicos iniciantes pela internet. Em contraste, os instrumentos lançados nesta terça-feira são feitos na fábrica da Fender na Califórnia e custam mais de mil dólares – o tipo de ferramenta profissional com que os artistas contavam antes de bares e salas de show fecharem.

O presidente-executivo da Fender, Andy Mooney, disse que a empresa viu um padrão de vendas em U – iniciantes comprando seus primeiros instrumentos e veteranos adquirindo guitarras mais caras para gravações caseiras para aumentar suas coleções ou simplesmente aproveitar o tempo livre extra enquanto trabalham em casa.

(Por Stephen Nellis em San Francisco)