Topo

Empresa francesa usa peles de peixe para mercado de luxo da moda

18/09/2020 12h22

SAINT-FONS, França (Reuters) - Uma empresa francesa está coletando peles de peixe que acabariam em latas de lixo de restaurantes e transformando-as em couro para usar em pulseiras de relógios e carteiras e vendê-las no mercado de luxo.

Transformar pele de peixe em couro é uma arte milenar que está sendo retomada --impulsionada por suas credenciais ecológicas-- mas ainda não atingiu a indústria da moda.

Três amigos, que se conheceram quando estudavam engenharia química perto de Paris e aprenderam sozinhos o processo estão tentando mudar isso.

"A pele de salmão tem elasticidade e delicadeza, tem menos de meio milímetro de espessura, mas com uma resistência que é quase equivalente ao couro de vaca", disse Benjamin Malatrait, um dos três amigos, que fundou uma empresa chamada Ictyos.

"Visualmente é bastante exótico", acrescentou ele, na oficina de sua empresa perto da cidade francesa de Lyon.

A empresa recebeu um período de seis meses dentro de uma incubadora de startup administrada pela gigante da moda global com sede em Paris, LVMH, dona de marcas como Louis Vuitton e Christian Dior.

Malatrait disse que a Ictyos está trabalhando com 250 clientes --grandes marcas e produtores artesanais-- que testam os produtos para uso em pulseiras de relógios, bolsas e roupas.

(Reportagem de Ardee Napolitano)