Topo

Amal Clooney deixa de ser embaixadora britânica por violação "lamentável" de tratado com UE

18/09/2020 14h52

LONDRES (Reuters) - A advogada de direitos humanos Amal Clooney deixou sua função como embaixadora especial do Reino Unido para liberdade de imprensa em protesto contra a intenção do país de violar tratado internacional acerca de legislação relacionada ao Brexit.

O governo britânico elaborou um projeto de lei em que reconhece que violaria suas obrigações legais internacionais e prejudicaria partes do acordo de saída da União Europeia que assinou antes que o Reino Unido deixasse formalmente a UE em janeiro.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirma que o projeto de lei é essencial para conter ameaças "absurdas" de Bruxelas, mas a medida gerou renúncias e ameaça de rebelião por parte dos parlamentares que parece ter sido evitada depois que um acordo foi alcançado.

"É lamentável que o Reino Unido esteja falando sobre sua intenção de violar um tratado internacional assinado pelo primeiro-ministro há menos de um ano", disse Amal Clooney, que é casada com o ator George Clooney, em uma carta ao ministro das Relações Exteriores, Dominic Raab.

?Isso pode encorajar regimes autocráticos que violam o direito internacional com consequências devastadoras em todo o mundo?, escreveu.

(Reportagem de Costas Pitas)