Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Exclusivo: Hackers sequestraram e-mails da Record; clima é de terror

Conteúdo da Record está na mão de "hackers" - Reprodução
Conteúdo da Record está na mão de "hackers" Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

10/10/2022 09h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No 3º dia após a invasão e "sequestro", por "hackers", de seus arquivos de reportagens, quadros e todo conteúdo armazenado que já foi exibido no passado ou o seria no futuro, a RecordTV enfrenta outro problema gravíssimo.

A coluna apurou nesta segunda (10) que, além de impedir funcionários de acessar os números de ibope dos programas, os invasores "sequestraram" também a "intranet" da emissora do bispo Edir Macedo.

Intranet é como uma "internet privada" (usa a mesma "base" de protocolos) e só pode ser acessada pelos funcionários ou colaboradores com permissão de uma empresa.

Os "hackers" se apossaram podem ter obtido cópias de todos os endereços e anos de conteúdos de e-mails trocados, enviados e recebidos por funcionários. O número de mensagens é incalculável.

Como esta coluna publicou no sábado, os programas jornalísticos e de entretenimento estão correndo para tentar cobrir os "buracos" criados com a impossibilidade de usar conteúdos gravados (tanto os já editados como os em estado "bruto").

Clima de terror

Todos estão sem acesso aos seus correios eletrônicos e também ao sistema interno de mensagens (nota de edição: a Record já recuperou o acesso a seu e-mail, mas não sabe se foram copiados pelos criminosos) .

A descoberta chegou a causar um verdadeiro clima terror, porque os e-mails trocados por toda a cúpula da emissora (bispos) está nas mãos dos invasores desde sábado pela manhã.

Mensagens confidenciais, negociações com fornecedores e empresas e estratégias para a grade de programação de 2023: a Record perdeu acesso a absolutamente tudo por cerca de 1 dia.

Emissora calada

Desde sábado esta coluna tenta obter uma nota oficial da Record, sem sucesso. Se e quando a emissora se manifestar, este texto será atualizado.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops! e YouTub