Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Minissérie com lado sórdido da "Playboy" estreia na TV paga; veja quando

Hugh Hefner e Crystal Hefner foram casados de 2012 a 2017, ano em que ele morreu - Reprodução/Instagram
Hugh Hefner e Crystal Hefner foram casados de 2012 a 2017, ano em que ele morreu Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

31/05/2022 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O canal pago A & E estreia no próximo mês uma das séries documentais mais comentadas nos EUA este ano: "Segredos da Playboy".

Em 10 capítulos (são 12 nos EUA), a produção atravessa e disseca décadas da revista, do império midiático e da famosa Mansão Playboy, criados por Hugh Hefner (1926-2017). É possível que sejam produzidas novas temporadas.

Hefner comandou tudo com mão de ferro por quase 60 anos. A partir de 2020, boa parte dos entrevistados, funcionários, ex-funcionários, coelhinhas e desafetos do milionário se dispôs a falar.

Esse é o ponto positivo da produção: não se prende apenas ao lado glamuroso da Playboy, mas também, e principalmente, sobre seu lado obscuro.

Por um lado, o grupo de Hefner ajudou a redefinir a visão sexual dos homens e esteve à frente de grandes conquistas da liberdade de expressão (e publicação).

Por outro, foi um farol do machismo e da "objetificação" da mulher.

Com suas fotos "ultratratadas" com filtros e cores artificiais também ajudou a disseminar uma imagem distorcida —quiçá, mentirosa— da beleza feminina e do que se considera um "corpo perfeito".

Hugh Marston Hefner morreu em 27 de setembro de 2017, aos 91 anos.

Além disso, e no fim das contas, tudo que ele fez de positivo acabou sendo destruído nas entranhas de seu próprio império, que sempre abrigou predadores sexuais. E fez com que as vítimas quase sempre ficassem caladas.

Mas, neste documentário, não.

Programa: "Segredos da Playboy"
Onde: Canal pago A&E
Quando: 19 de junho (dois capítulos por domingo)
Horário: 22h

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops