Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Com entrevista de Bolsonaro, Sikêra quase empata com TV Cultura

Sikera Jr apresenta o "Alerta Nacional" - Reprodução
Sikera Jr apresenta o "Alerta Nacional" Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

31/05/2022 07h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Apesar da exibição de uma entrevista exclusiva de cerca de 35 minutos com o presidente Jair Bolsonaro, ontem, o programa "Alerta Nacional" (RedeTV) teve mais um desempenho sofrível no ibope.

Segundo dados do "realtime" da Kantar Media, a íntegra do programa comandado por Sikêra Jr. não chegou a 1,5 ponto de audiência em São Paulo, onde cada ponto vale por cerca de 75 mil domicílios.

Os dados prévios de audiência indicam que esse índice foi um pouco acima que a TV Cultura obteve no mesmo horário (18h às 19h30).

A entrevista não conseguiu alterar a performance do programa, que se dedica ao noticiário policialesco e "brincadeiras" e dancinhas do apresentador (e de sua equipe).

O material foi gravado no último sábado em Manaus, sede da TV A Crítica, onde Sikêra trabalha (o programa é reproduzido pela RedeTV em uma parceria).

Bolsonaro visitou a cidade e aproveitou para também visitar a emissora (que o apoia).

35 minutos de Bolsonaro

A entrevista ocupou um pouco mais de um terço do programa de Sikêra em São Paulo, mas, tudo indica, nem mesmo os bolsonaristas fanáticos o prestigiaram na TV.

Em Manaus o "Alerta Nacional" dura o dobro: três horas.

A conversa não rendeu absolutamente nenhuma informação relevante. Como sempre, o apresentador fez o que pode para agradar e deixar à vontade seu "ídolo" político.

Entrevista no YouTube

No YouTube, porém, houve um ganho: o programa completo teve cerca de 300 mil visualizações, quase o dobro do que costuma registrar.

O porém é que o YouTube considera uma "visualização" quando um usuário qualquer vê um vídeo por 30 segundos ou mais.

Ou seja, ao contrário da medição da Kantar, não é possível afirmar quantos internautas viram de fato a entrevista ou o programa na íntegra.

Como esta coluna publicou no mês passado, o desempenho no ibope de apresentadores que são "bolsonaristas de carteirinha", como Sikêra Jr, Ratinho e Marcelo de Carvalho, entre outros, tem ido de mal a pior na TV aberta.

Há três anos Sikêra chegava a marcar mais de três pontos de audiência em São Paulo. Hoje marca pouco mais de um ponto, quando muito.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops