Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Tchau, Globo: Elaine Bast estreia 'quadro' de economia no Instagram

Elaine Bast vai se dedicar ao que mais gosta de falar: economia popular - Reprodução/TV Globo
Elaine Bast vai se dedicar ao que mais gosta de falar: economia popular Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

26/05/2022 12h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma semana depois de pedir demissão da Globo, após 23 anos de bons serviços prestados ao jornalismo, Elaine Bast estreia hoje no Instagram um projeto que sua ex-emissora jamais aprovou: sobre economia popular.

Formada em Economia pela USP, Elaine Bast passou os últimos anos tentando emplacar na Globo uma "mini atração" sobre o assunto.

A ideia era criar um quadro em algum dos nos telejornais locais da Globo. A emissora, porém, nunca quis nem conversar a respeito.

No fim das contas, a Globo acabou mesmo criando o quadro, mas escolheu um outro repórter para comandá-lo.

"O colchão da gente é um dos melhores lugares da casa", diz Elaine na abertura do vídeo, enquanto se joga na cama.

"Mas, há um outro colchão que também pode trazer muita paz e felicidade na nossa vida: um colchão financeiro", continua

"Eu, antes de pedir demissão da Globo, fiz essa reserva de dinheiro para segurar as pontas até arrumar uma outra colocação. O colchão é para ser usado em situações assim."

O primeiro quadro (de hoje) é apenas um "piloto". A jornalista em breve pretende começar a publicar o quadro cerca de três vezes por semana.

Globo do Bolinha

Elaine foi mais uma "vítima" do chamado "Clube do Bolinha" no jornalismo da Globo em São Paulo: um departamento que nos últimos anos deu prioridade à promoção de repórteres e apresentadores homens, em detrimento das mulheres.

Uma semana antes de Elaine, a apresentadora Michelle Barros também se demitiu, após também ser preterida no comando de telejornais locais (ocupados também por outros homens).

Segundo o site "Notícias da TV" publicou ontem, a Globo está incomodada com a fama repentina de ser um clube "onde menina não entra". A emissora teria decidido dar mais espaço às mulheres no jornalismo paulista.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops