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Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Prejuízo em 2021 era previsto e é fruto de novas estratégias, diz Globo

Colunista do UOL

11/04/2022 00h09

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Sobre a reportagem que a coluna publica nesta segunda (11), sobre o recuo do lucro líquido da Globo, de R$ 2,7 bilhões em 2010, para -R$ 174 milhões no ano passado, o grupo enviou uma nota explicativa.

O Grupo Globo diz viver um momento de transformação de seu modelo de negócio, abrindo novas frentes como o serviço de streaming Globoplay.

Leia a íntegra da nota, enviada pela CGCom (Central Globo de Comunicação):

"Os resultados que você aponta estão compatíveis com os desafios da economia, particularmente a partir de 2016, com a evolução e disrupção do mercado de publicidade e com a transformação do modelo de negócios que estamos implementando nos últimos anos.

Isso inclui não apenas a mudança dos hábitos do consumo digital, mas suas consequências nos fluxos de receitas da publicidade e da TV paga tradicional.

Como você bem sabe, vivemos um cenário de mudanças significativas no consumo de conteúdo. O mercado ficou mais competitivo com a presença de novos players, o que levou a uma migração de investimentos para o ambiente digital.

Para enfrentar esses desafios, iniciamos a reestruturação da companhia -em uma trajetória que passou pela reformulação dos modelos de gestão operacional, de gestão de talentos, e, finalmente, de aquisição de direitos.

Ao mesmo tempo, criamos a maior plataforma brasileira de streaming, o Globoplay, e desde então temos avançado na criação e operação de diversos outros produtos digitais com grande sucesso junto aos consumidores.

Uma só Globo

Em 2019, quando estávamos em meio ao processo de fusão das empresas e de transição para um modelo de negócios com foco no relacionamento com o consumidor, já adiantamos que uma parte importante do resultado operacional dos anos seguintes seria investida nessa transformação.

Desde então, em contraponto ao que você aponta, o que temos visto é um investimento consistente ao longo dos anos em tecnologia e conteúdo. O que vem nos trazendo novas parcerias e novos negócios, que permitirão a diversificação das fontes de receitas.

Além disso, não podemos deixar de notar que, nos últimos dois anos, o mundo passou por uma pandemia, o que causou a retração do mercado como um todo.

No nosso caso, o resultado operacional negativo registrado em 2021 é reflexo do aumento de custos com direitos esportivos, em função das postergações no calendário do futebol brasileiro, assim como as perdas relacionadas ao atraso das Olimpíadas de Tóquio que impactou substancialmente a capacidade de monetização do evento.

Receitas já voltaram

Por outro lado, como também demonstrado em nosso balanço financeiro de 2021, já tivemos recuperação das receitas totais, voltando ao nível pré-pandemia.

No último trimestre de 2021, registramos o melhor resultado em receitas de publicidade dos últimos seis anos.

O portfólio digital continuou sendo um importante vetor de crescimento, atingindo recordes históricos no período. O Globoplay registrou aumento de 74% na receita líquida em relação a 2020, com um crescimento de 33% da base de assinantes.

Todos esses aspectos nos fazem acreditar que os próximos trimestres trarão resultados positivos.

Esses são importantes "drivers" do negócio a serem analisados sob a perspectiva histórica que você nos traz.

Eles indicam um movimento consciente de mudança estratégica que nos afeta as margens no curto prazo em troca de uma posição mais forte no cenário digital do futuro. E tudo isto com a manutenção da solidez da companhia.

Grupo Globo"

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