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Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Exclusivo: Kantar já mede ibope dos serviços de streaming

Guerra dos streamings no Brasil agora será medida pela Kantar Media - Reprodução / Internet
Guerra dos streamings no Brasil agora será medida pela Kantar Media Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

08/02/2022 00h18

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A Kantar Media, empresa de pesquisa de mercado e audiência presente em 61 países, já está medindo e entregando a seus clientes brasileiros seu mais novo produto: o "ibope" dos serviços de streaming no Brasil (veja aqui os primeiros resultados).

A empresa antecipou em quase dois meses o limite dado por si mesma para a entrega dos dados.

Assim como faz com a audiência das TVs abertas e fechadas, ela também vai entregar diariamente o resultado do dia anterior do consumo de streaming no país.

Segundo Melissa Vogel, CEO da Kantar, "a ideia é dar um olhar (e um cruzamento) completo de audiência dos clientes em todas as plataformas.

Segundo a executiva, já há inúmeras empresas inscritas para o recebimento dos novos dados, incuindo TVs abertas, pagas, agências de publicidade e até anunciantes.

YouTube, Netflix, Amazon Prime, Globoplay, Disney+ e Discovery+ estão entre os novos clientes da empresa.

Novo aparelho de medição

Melissa afirma que a nova medição está sendo feita dentro do universo de 6.000 domicílios que já têm instalados "people meteres" -a caixinha que mede o ibope.

Em residências com banda larga, a Kantar instalou mais uma caixinha, chamada de Focal Meter.

"Esse equipamento passa a ter acesso a todo o conteúdo -serviço de streaming, tempo gasto em cada um, conteúdo assistido etc- por meio do roteador", diz.

Por enquanto, a medição será feita por "share".

Ou seja, a participação em porcentagem de cada serviço no universo de TVs ligadas.

Mas, ela não descarta que haja adiante uma "pontuação" de streamings como é feita com as TVs: cada ponto equivalente a um número X de domicílios nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.

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