Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Após queixas de insalubridade, pastor monta nova redação para sua TV

O missionário R.R. Soares , da Igreja Internacional da Graça - Reprodução/Instagram
O missionário R.R. Soares , da Igreja Internacional da Graça Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

24/01/2022 00h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em junho do ano passado, como esta coluna publicou com exclusividade, funcionários da RIT TV, propriedade do pastor R.R. Soares, da Igreja Internacional, reclamaram das condições de trabalho nas dependências da emissora.

Vários relatos foram enviados sobre a insalubridade: falta de ventilação, de distanciamento entre funcionários e até falta de produtos de higienização. À época, da direção da emissora negou.

Pouco mais de seis meses depois das queixas, aparentemente R.R. Soares capitulou, aceitou as críticas e montou uma nova redação para sua equipe de TV, rádio e internet.

Instalada na Praça da República, no edifício Adriática, numa espécie de anexo à sede da igreja (na av.. São João), as novas dependências têm paredes bem claras, ótima iluminação, alguns equipamentos novos e, principalmente, uma boa ventilação nestes tempos de pandemia de coronavírus.

Dessa vez os relatos enviados por funcionários a esta coluna eram de aprovação.

Pastor deve benzer redação

Uma informação que surgiu nas últimas duas semanas de funcionamento da nova redação foi a de que o pastor e missionário Romildo Ribeiro Soares, 74 anos, iria até o imóvel para abençoá-lo.

Apesar da boa vontade da igreja, a nova redação já passou por dois incidentes sérios em pouco mais de 15 dias de funcionamento.

Ambos causados pela natureza.

Um dia depois da inauguração, uma árvore centenária não suportou a forte chuva em São Paulo, partiu-se ao meio e caiu bem sobre a fachada do prédio Adriática. Ninguém ficou ferido.

Na semana passada, o segundo problema: novamente a chuva fortíssima que castigou São Paulo chegou até a Redação por dutos e outros caminhos no prédio, alagando boa parte do espaço.

A igreja

A Igreja Internacional da Graça de Deus é uma instituição chamada de neopentecostal cujo alicerce é feito de doações e pagamento de dízimos. Soares é cunhado de Edir Macedo, com quem está supostamenrte rompido a décadas.

Na verdade, ele também foi um dos fundadores da Igreja Universal.

Ele deixou a igreja de Macedo e decidiu fundar a sua própria (9 de junho de 1980). Segundo a própria instituição, ela tem mais de 5.00 templos no mundo e está instalada também nos EUA, Portugal, Japão, África do Sul e Índia.

Em 2020, segundo a Wikipédia, ela teria 1, 5 milhão de fiéis no mundo todo. Segundo o IBGE, em 2014 ela tinha 1,2 milhão de membros.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops