Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Para pagar horários do ex-canal Loading, Valdemiro deixa Rede Brasil

O pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, durante "live" com Jair Bolsonaro - Marcos Correia/PR
O pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, durante "live" com Jair Bolsonaro Imagem: Marcos Correia/PR

Colunista do UOL

17/12/2021 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um ano depois de arrendar 11 horas diárias na Rede Brasil (canal 56, que integrava a antiga rede UHF e que hoje é digital), o pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, já teve de abandoná-la novamente.

Isso porque o líder da Mundial quer dar prioridade a seu novo "aluguel" o arrendamento: 22 horas diárias no finado canal 32, que era ocupado pelo Loading e já o foi pela MTV. Com os custos de arrendamento de emissoras de TV está cada vez mais altos, a TV Mundial teve de fazer uma escolha.

Ainda assim, Valdemiro e a programação da Igreja Mundial continuam presentes em dois canais: no canal 32 e na TV Mundial (24 horas por dia).

O religioso vem enfrentando problemas de caixa nos últimos meses devido aos grandes gastos da igreja com meios de comunicação.

Funcionários da TV Mundial fizeram greve de uma semana em novembro e dezembro, devido a atrasos no pagamento.

Os funcionários (jornalistas, radialistas e sindicalizados que prestam serviço a entidades "teoricamente" sem fins lucrativos, como igrejas) voltaram ao trabalho, mas decidiram manter o "estado de greve" por tempo indefinido.

Em conversas privadas com a coluna, alguns deles disseram que os atrasos estavam se tornando cada vez mais comuns.

Não só a Mundial está com problemas, mas todas as igrejas evangélicas, de forma geral, vêm enfrentando queda na arrecadação e nos dízimos, além de perda de espaço na TV; sem falar no sumiço de fiéis, que muitas vezes trocam de linha religiosa com facilidade.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops