Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Assista: Patrocinadores obrigaram Record a agir no caso Borel

Colunista do UOL

29/09/2021 09h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A expulsão de Nego do Borel por assédio e abuso sexual, em "A Fazenda", ficará na história da TV por vários motivos.

O primeiro ponto negativo é o mais óbvio: se o sujeito se deixa mostrar, em rede nacional, abusando de uma garota embebedada, imaginem então o que não deve fazer às escondidas, cercado por paredes e cúmplices.

O segundo ponto negativo é que a Record deveria tê-lo expulsado imediatamente, em vez de "novelizar" o assunto. Ou seja, a emissora não deveria ter deixado o fato se consumar, e também se aproveitou do assédio para tentar repercutir ainda mais o programa.

A despeito das críticas em massa nas redes sociais, a Record só agiu quando cinco de seus patrocinadores "master" decidiram exigir via imprensa a expulsão de Borel.

Ambev, Tik Tok, Seda e Banco Original, entre outras marcas, praticamente decidiram por fim ao sensacionalismo e "novelismo" que a direção de "A Fazenda" estava cometendo em nome da audiência.

Se recusaram a ter seus nomes vinculados a uma atitude ordinária, criminosa e irresponsável de um cidadão artista que já tinha acusações de abuso contra outra mulher em sua ficha corrida.

Enquanto a Record "contemporizava" e dizia que "uma decisão" seria tomada em breve —uma clara opção por se aproveitar do caso e bombar em redes sociais—, os patrocinadores simplesmente tomaram a decisão.

Por causa da consciente nota dos patrocinadores, a emissora foi obrigada em antecipar em algumas horas o anúncio da expulsão.

Ah, sobra ainda um a espaço para mais um erro da Record: a Record JAMAIS deveria ter dado espaço para gente assim e se torna cúmplice, portanto.

É sobre isso que o colunista Ricardo Feltrin fala esta semana no canal do UOL no YouTube. Assista.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops