Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A estreia da Fórmula 1 na Band elevou consideravelmente o ibope da emissora na Grande São Paulo —a principal praça publicitária da TV brasileira.
No entanto, ainda não foi suficiente para tirar a emissora —tanto no sábado quanto no domingo— de seu tradicional 4º lugar em audiência.
É o que mostram dados consolidados da Kantar Ibope Media no último fim de semana, obtidos pela coluna.
No sábado
No sábado, a cobertura completa dos treinos e classificação para o grid do GP do Bahrein (11h55 às 13h20) deu à Band 2,1 pontos de ibope e 5,1% de "share" (ou seja, 5 em cada 100 TVs ligadas na região sintonizando a corrida na emissora do Morumbi).
Foi bem menos do que a líder Globo (13,0 pontos e 31,5% de share); menos que o segundo colocado SBT (4,8 pontos e 11,6%); e também abaixo da Record (3,3 pontos e 7,9%).
No sábado, a F1 chegou a perder até de "Escola do Amor" (com Cristiane e Renato Cardoso|).
No domingo
No domingo a corrida voltou a dar um bom incremento de audiência para a Band. A competição ao vivo rendeu ótimos 5,2 pontos de média e 11,2% de share.
Ainda assim voltou a ficar atrás da emissora 3ª colocada, a Record (6.0 e 12,9%); da 2ª (SBT, com 6,9 pontos e 14,8%); e da líder Globo (9,2 pontos e 19,7%). Nesse dia a corrida perdeu, por exemplo, para o seriado "Todo Mundo Odeia o Cris" (Record).
O GP do Bahrein foi vencido por Lewis Hamilton (Mercedes), seguido de M. Verstapen (Red Bull) e V. Bottas (Mercedes) em terceiro.
Ainda é cedo para vaticinar se essa tendência de ibope vai se manter, mas, de qualquer forma, o produto F1 já impulsionou o ibope e o faturamento da Band.
O problema é que esse esporte já estava com queda de público desde seus tempos de Globo. Caberá à Band tentar criar formas de atrair de volta esse público desinteressado.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.