PUBLICIDADE
Topo

Ricardo Feltrin

Exclusivo: Jornalista move 3º processo contra Fontenelle em 1 ano

Youtuber Antônia Fontenelle (Reprodução/Instagram) - Reprodução / Internet
Youtuber Antônia Fontenelle (Reprodução/Instagram) Imagem: Reprodução / Internet
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

18/03/2021 00h09

A youtuber e atriz Antonia Fontenelle é alvo da 3ª ação judicial movida pela mesma pessoa em menos de 1 ano: a jornalista e "influencer" Fábia Oliveira, colunista do jornal "O Dia" (Rio).

Fábia se tornou a "nêmesis" de Antônia e já estava movendo dois processos contra ela: um na esfera cível, outro na criminal. Ambos por calúnia e difamação. O motivo é o mesmo da nova ação: declarações públicas de Fontenelle, 47 anos, consideradas caluniosas e depreciativas.

Nesta quarta-feira (17), a defesa de Fábia deu entrada a um novo processo criminal contra elas. A ação está no 9º Juizado Especial da Barra da Tijuca. O advogado de Fábia é Paulo Victor Lima Carlos, 32.

Em entrevista à coluna, o advogado afirmou que Fontenelle terá de responder por seus atos e declarações, e que não é admissível para sua cliente continuar sendo alvo de difamação e comentários pejorativos por parte da youtuber e atriz.

Dessa vez, em entrevista ao apresentador Erlan Bastos, no YouTube, a ex-mulher do diretor global Marcos Paulo chamou Fábia de "projeto de jornalista", "cobra venenosa" e "projeto de Leo Dias". Anteriormente já a havia acusado de integrante de uma "quadrilha"

Em caso de condenação nesse terceiro processo, Fontenelle poderá ser obrigada a pagar R$ 30 mil. O dinheiro não reverterá para a jornalista (que teve passagem pelo SBT), e sim para doações à caridade, e/ou serviços comunitários.

Outras ações em andamento

Além desse processo, Fontenelle responde a outra ação por ter chamado a jornalista de integrante de uma "quadrilha" (de jornalistas).

O próximo dia 24 será um dia decisivo nesse processo, que está correndo no 42º Fórum Criminal no Rio: é a data limite para a entrega da defesa da atriz.

O segundo processo ainda não tem data para desfecho. Nesse, o valor da indenização pedida é de R$ 60 mil

Fontenelle também responde a processos do youtuber Felipe Neto e seu irmão.

Além disso, ela também é alvo de outra ação, da atriz Gisele Itiê, que a acusa de racismo e xenofobia.

Há ainda outro processo na esfera civil, movido pelo ex-marido da Youtuber Jonathan Costa, o funkeiro —esse, relativo à pensão alimentícia que ele quer pagar ao filho que ambos tiveram.

Outro lado

A coluna procurou Antônia Fontenelle para que se manifestasse sobre esta reportagem, mas ela não quis falar.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops