PUBLICIDADE
Topo

Ricardo Feltrin

Ibope: Uma em cada 3 TVs ligadas no Brasil fica na Globo 24h por dia

Regina Casé é Lurdes na novela "Amor de Mãe" - Divulgação/Globo
Regina Casé é Lurdes na novela "Amor de Mãe" Imagem: Divulgação/Globo
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

12/03/2021 11h52

"Globolixo"? "Globo porcaria"? "Globo falida"? "Ninguém assiste à Globo"?

Nananana? Infelizmente, para o presidente da República e seus fanáticos seguidores, todos inimigos da maior emissora e produtora de conteúdo no Brasil, não é nada disso que os números mostram.

Dados consolidados de audiência da Kantar Ibope Media, obtidos pela coluna, mostram que quase 35% das TVs ligadas do país sintonizam a TV Globo 24 horas por dia.

Os dados são referentes ao mês de fevereiro.

Esse índice (34,6% para ser exato) é o chamado "share" —uma medição tão ou até mais importante que os famosos pontos de ibope, já que ela não sofre reajuste anualmente (o valor do ponto de ibope é "ajustado" anualmente de acordo com as mudanças nos dados demográficos do Brasil). "Share" é a participação de cada TV, em porcentagem, no universo de aparelhos ligados.

Para não causar confusão: não significa que as MESMAS TVs ficam ligadas na Globo 24 horas, e sim que, no universo de TVs ligadas, a emissora acaba sendo vista por cerca de 35% dos aparelhos o tempo todo —manhã, tarde, noite e madrugada.

Para dar uma ideia da liderança, o "share" da Globo sozinha é maior que o de todas as outras TVs abertas somadas —inclusive as ex-TVs UHF (agora são todas digitais).

A vice-líder Record fechou o mês passado com 11,5% de "share", e o SBT, com 10,1%.

E a distância é ainda maior

Além da enorme distância que a Globo mantém na TV aberta, ela também é líder longínqua e inconteste na TV por assinatura.

Dos 10 canais pagos mais vistos na TV paga, cinco são da Globo (GloboNews, Viva, SporTV, Viva e Universal (ela tem 50% dele).

Além disso, o Globoplay também é líder isolado entre os incipientes serviços de streaming brasileiros.

O "share" da Globo é o maior de todos os tempos ? Não, ele vem caindo ano após ano, sim, mas as outras TVs, mais ainda.

Cinco anos atrás, por exemplo, ele era de 37% nas 24 horas.

A medição foi feita nas 15 maiores regiões metropolitanas do país pela Kantar Ibope.

A coluna obteve os números junto a fontes nas emissoras.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops