Topo

Ricardo Feltrin

Valdemiro fica com ex-MTV parabólica e 11 horas na Rede Brasil

Pastor Valdemiro Santiago na TV - Reprodução
Pastor Valdemiro Santiago na TV Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

14/12/2020 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cerca de uma semana depois de perder em definitivo o espaço que tinha diário na TV Ideal, que agora se chama canal Loading, o pastor Valdemiro Santiago já se ajeitou novamente na TV aberta.

Ele fez um acordo e "loteou" para sua Igreja Mundial do Poder de Deus cerca de 11 horas diárias da Rede Brasil.

A RBTV, como é chamada, é uma emissora aberta que nasceu em 2007 em Campo Grande. A negociação foi rápida, conforme esta coluna antecipou no último dia 2.

Além desse espaço, a direção da Igreja Mundial informou à coluna que a instituição continuará ocupando o espaço da antiga TV Ideal no sinal que é enviado por satélite.

O problema, no entanto, é que essa prática (de uma emissora dividir seus sinais e outros canais), a chamada "multiprogramação", ainda não é permitida oficialmente pela legislação para concessões privadas.

Explico: com a criação e migração dos sinais de TV do sistema analógico para o digital, as emissoras têm hoje a possibilidade de dividir seus sinais em até quatro canais diferentes.

Nenhuma divide porque 1) não é permitido, exceto para TVs públicas (e ainda assim em caráter experimental); 2) a utilização do sinal integral é o que permite a uma emissora transmitir em HD (alta qualidade).

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops