PUBLICIDADE
Topo

Ricardo Feltrin

Assista: Zeca Camargo critica PM; Datena defende policiais ao vivo

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

27/11/2020 12h33


Zeca Camargo criticou a PM anteontem em texto publicado na "Folha". O ex-global, hoje diretor da Band, chamou a PM de "racista" por ter filmado e seguido um guia de turismo negro.

Guilherme Soares Dias foi mais uma "vítima" do preconceito e do racismo, segundo Zeca.

Guilherme Duas levava turistas para conhecer locais de referência sobre a cultura negra na capital paulista, no último dia 24 de outubro..

Ele disse ter sido perseguido e filmado por PMs durante esse trabalho, e considerou a ação policial como "racista".

Em seu texto, Zeca concordou e criticou duramente a PM chamando-a ação de racista e preconceituosa contra um agente cultural focado na cultura negra.

A PM já havia rebatido Zeca e retribuiu a crítica dizendo que ele é que tem preconceito contra "quase meio milhão de brasileiros que colocam diariamente a vida em risco para proteger pessoas que nem sequer conhecem, especialmente negros, pobres e minorias".

No "Brasil Urgente" ontem, Datena cerrou fileiras com a PM e, mesmo sem citar nomes, dirigiu um recado sob medida ao colega de Band.

"Tem gente que pra jogar pra torcida acha muito fácil criticar as forças regulares de segurança", afirmou Datena.

Fontes ouvidas pela coluna disseram não ter nenhuma dúvida do destinatário da crítica. A propósito, a direção da Band também ficou do lado da PM.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL