PUBLICIDADE
Topo

Ricardo Feltrin

Canal pop tira pastor Valdemiro da TV; Igreja diz que não foi avisada

Pastor Valdemiro Santiago - Reprodução
Pastor Valdemiro Santiago Imagem: Reprodução
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

11/11/2020 00h09

O Loading anunciou que vai passar a ocupar a frequência de TV que por anos foi da MTV, depois chamada de TV Ideal, e que hoje é ocupada pela programação da Igreja Mundial do Poder de Deus, do pastor Valdemiro Santiago.

A estreia está marcada para dezembro e foi confirmada à coluna pela assessoria do Loading. Até lá, diz, a programação segue com a igreja.

A coluna procurou a igreja para comentar o assunto.

Por meio de seu setor Jurídico, a Mundial disse não ter sido informada de nada pela dona da TV Ideal até o momento, e que a programação segue com ela (vejo mais abaixo).

O canal 31 (ou 32) é aberto. Antigamente ele era transmitido em frequência UHF, mas se tornou apenas digital.

O Loading diz que vai se dedicar à cultura pop, à música e aos e-sports, entre outros assuntos. A ideia não é ser uma "nova MTV", segundo fontes na emissora pop.

A data exata de estreia, porém, ainda não está definida.

Sai igreja, entram e-sports

A Igreja Mundial ocupa o canal 31/32 (ex-UHF, hoje digital) desde 2018, quando substituiu outra igreja arrendatária, a Universal de Edir Macedo.

Antes das duas igrejas o canal ficou conhecido por exibir a MTV.

A sede do Loading, inclusive, será a mesma da antiga emissora musical.

Mais que apenas um canal, a proposta do Loading é ser um produtor e exibidor de conteúdo multiplataformas, inclusive por streaming —só que gratuito e 24 horas por dia.

A empreitada é de uma startup criada em parceria pela Kalunga e Spiral.

Outro lado

A coluna procurou a direção da Igreja Mundial para que comentasse o assunto.

A direção Jurídica da IMPD disse na noite desta terça-feira (10) que não recebeu "qualquer comunicado da emissora sobre este assunto"; e que "a programação da igreja continua sendo veiculada pela TV Ideal".

A coluna então enviou o "comunicado oficial" de lançamento do novo canal. A igreja informou que voltaria a entrar em contato após discuti-lo. Se o fizer, sua posição será acrescentada neste mesmo texto.

Pandemia devastou contas

A Igreja Mundial foi duramente afetada pela suspensão de cultos devido à pandemia de coronavírus. A emissora foi atingida principalmente pela redução de doações e dízimos, o que atingiu sobremaneira suas finanças.

O pastor chegou a dizer que a quarentena prolongada poderia "quebrar a igreja".

A Mundial fez cortes de gastos e de pessoal durante a pandemia.

Mesmo assim Valdemiro comandou um mutirão para doações e conseguiu arrecadar mais de 100 toneladas de alimentos para pessoas mais necessitadas.

A instituição atravessa uma fase de problemas financeiros, além das polêmicas já conhecidas.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL