Topo

Ricardo Feltrin

TV paga: History chega aos 20 anos divertido e até "plagiado"

Corey "Big Hoss" Harrison, Rick e Chumlee, o trio do reality "Trato Feito", do History - Divulgação/History
Corey "Big Hoss" Harrison, Rick e Chumlee, o trio do reality "Trato Feito", do History Imagem: Divulgação/History

Colunista do UOL

08/11/2020 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para usar o jargão da publicidade, o canal History está completando 20 anos de Brasil como um "case" de sucesso.

Embora tenha entrado no país enfrentando gigantes com o Grupo Discovery e da Warner (ele nasceu cinco anos antes, em 1995, nos EUA), o canal achou seu nicho aqui, sua própria linguagem, grade e conquistou uma legião de fãs —anônimos e famosos.

O History se tornou popular, divertido e recheado de reality shows originais —e também alguns dos mais longevos da televisão.

Sim, o canal também tem bastante críticos (inclusive este colunista, quando merece), mas qual não tem?

Sempre há nas redes sociais gente criticando "Trato Feito" pelo fato de a família Harris (e o agregado Chumlee) decorar informações a respeito de objetos levados por estranhos para serem vendidos ou penhorados na mais famosa loja de Las Vegas.

"É armação", protestam alguns.

Não concordo com o termo.

O que chamam de "armação" eu considero um cuidado enorme, muito válido. Uma preocupação com o conteúdo levado aos telespectadores.

Os Harrison (e o History) sabem que estão dando informações sobre história (quase sempre) e, ainda que muitas vezes de forma superficial, fazem questão que elas sejam precisas.

O mesmo vale para o trabalho de edição de "Caçadores de Relíquias", outro programa que desperta amor e ódio nas redes.

Na festa de 20 anos o canal está renovando parte da grade. O (polêmico) "Guia Politicamente Incorreto" estreia nova temporada hoje, entre novas atrações. A apresentação é do historiador e escritor Eduardo Bueno.

E ainda vale lembrar que o History já tem um "irmão" que também é interessante e está atraindo um público qualificado na TV paga, o H2.

Com todos os prós e contras, o History deu tão certo que tem até canais "plagiando" seus melhores programas.

É o caso da TruTV, que também tem na sua programação o "Negócios Extremos" (uma cópia piorada e menos informativa de "Trato Feito"; e "Tesouros de Garagem", que vem a ser também uma cópia piorada e muito mais agressiva que o "Quem Dá Mais?".

De qualquer forma, para boa parte do público da TV paga, após 20 anos o History é um daqueles canais que faz a TV paga ainda valer a pena.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops