Topo

Ricardo Feltrin

TV Cultura exibe show de MPB para ajudar reconstrução de Beirute

Claudia Leitte será uma das estrelas do show "Um Abraço em Beirute", dia 20 , na TV Cultura - Reprodução
Claudia Leitte será uma das estrelas do show "Um Abraço em Beirute", dia 20 , na TV Cultura Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

10/09/2020 00h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em uma parceria com o Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro, a TV Cultura vai exibir no próximo dia 20 o show "Um Abraço em Beirute".

Trata-se de um tributo aos mortos e aos sobreviventes na "mega-explosão" ocorrida naquela cidade no último dia 4 de agosto.

O especial pretende arrecadar doações financeiras para as famílias atingidas.

Quase 200 pessoas morreram e 6.000 ficaram feridos (muitos com gravidade) depois que um depósito contendo quase 3.000 toneladas de nitrato de amônia explodiu na capital libanesa.

O caso ainda está sendo investigado. A explosão foi tão forte que chegou a fazer um "cogumelo" (semelhante ao de explosões atômicas) e a ser registrada por institutos de sismologia pelo mundo.

Como será o show

No show da Cultura, entre outras estrelas da música vão participar Claudia Leitte, Lenine, Fagner, Frejat, Daniel e Melim, entre outros.

Com cerca de duas horas de duração, o show tem um formato inédito: os artistas mandaram apenas suas vozes gravadas. Os arranjos instrumentais então foram feitos pelo maestro Tim Rescala, que enviou o material para o Líbano.

Lá, a Orquestra Sinfônica de Beirute ensaiou e gravou as bases instrumentais na última quinta. Agora tudo está sendo mixado.

Durante as duas horas de exibição haverá um QRCode na tela da Cultura, onde os telespectadores poderão fazer a doação na conta da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. As doações serão revertidas para a Cruz Vermelha do Líbano.

Estrelas da dramaturgia também participam

Além dos brasileiros, o show terá participação da cantora libanesa Jahida Wehbé, que apresentará a canção clássica brasileira "Samba em preludio" e a canção libanesa "Rah Halfak Bel Ghosn Ya Asfour".

Outros brasileiros como Gilberto Gil, Zeca Baleiro, Wanderleia, Roupa Nova, Badi Assad e Flávio Venturini, entre outros, enviarão mensagens com trechos de suas músicas.

Estrelas da dramaturgia como Fernanda Montenegro, Dira Paes, Osmar Prado, Drica Moraes, Stella Miranda, Guilherme Fontes, Maria Alice Mansur vão ler trechos de pensamentos do poeta e escritor libanês Gibran Khalil Gibran.

O programa será apresentado por Marcelo Tas, Adriana Couto (Didi) e Chris Maksud.

O evento é organizado pelo maestro Tim Rescala e pelo compositor e músico Ricardo Feghali (Roupa Nova), que também assinam a produção musical, com direção de Maurício Valim e Marcelo Amiky.

Além da exibição pela TV Cultura, o programa também será veiculado na TV libanesa LBCI e em diversas redes sociais de organizações e artistas brasileiros-libaneses envolvidos.

Programa: "Um Abraço em Beirute"
Dia: 20/09/2020 (um domingo)
Horário: A partir das 15h
Onde: TV Cultura

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops