Topo

Ricardo Feltrin

GloboNews perde audiência em 2019; veja ranking dos canais mais vistos

José Roberto Burnier, âncora do telejornal matinal "GloboNews Em Ponto" - Reprodução
José Roberto Burnier, âncora do telejornal matinal "GloboNews Em Ponto" Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

23/04/2019 07h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os primeiros três meses do ano apontam queda de audiência do canal pago GloboNews no ranking da televisão brasileira.

É o que mostram os dados mensais e consolidados do PNT (Painel Nacional de Televisão), a mais completa medição feita pela empresa Kantar Ibope Media.

Essa medição inclui todo o tipo de canais: os pagos e os abertos em VHF e também UHF. A coluna obteve os dados por vias paralelas, já que a Kantar contratualmente está proibida de divulgar esse ranking.

No mês passado a GloboNews ficou em 13º lugar, com 0,24 ponto de audiência e 0,53% de share (ou seja, cerca de 0,53% das TVs sintonizavam o canal entre 7h e 0h, o chamado horário comercial da TV).

Em fevereiro o canal noticioso obteve 0,29 ponto (0,66%); e em janeiro, 0,31 (0,72%)

O ranking mostra ainda o crescimento --ainda pequeno-- de audiências da Globo e da Record, bem como a reviravolta e retomada, pelo Discovery Kids, do posto de canal mais visto da TV paga --superando o Cartoon, que lhe havia tomado a posição em agosto do ano passado.

Pouca gente sabe, mas a medição de audiência pelo peoplemeter (os milhares de aparelhos que a Kantar tem espalhados pelas 15 maiores regiões metropolitanas do país), é feita por áudio: o aparelho sabe o canal que o indivíduo ou seus familiares estão assistindo a partir do som, e não pela imagem.

Dessa forma ele identifica a emissora, o horário e o programa que está sendo visto.

Veja abaixo o ranking dos 40 canais (abertos e fechados) mais vistos da TV brasileira em março

Das 7h à 0h, em pontos de audiência (cada ponto vale por cerca de 254 mil domicílios sintonizados)

1 - GLOBO: 15,6 pontos
2 - RECORD: 7,55 pontos
3 - SBT: 6,49
4 - BAND: 1,49
5 - REDETV: 0,74
6 - Cultura: 0,47
7 - TV Brasil: 0,42
8 - Discovery Kids: 0,42
9 - Cartoon: 0,38
10 - SporTV: 0,33
11 - Viva: 0,27
12 - AXN: 0,27
13 - GLOBONEWS: 0,24
14 - TNT: 0,24
15 - MegaPix: 0,23
16 - Rede Vida: 0,23
17 - Gloob: 0,22
18 - TV Aparecida: 0,21
19 - Discovery Channel: 0,19
20 - Fox: 0,19
21 - Nickelodeon: 0,18
22 - Home&Health: 0,17
23 - Universal Channel: 0,17
24 - Fox Sports: 0,17
25 - Warner Channel: 0,16
26 - Space: 0,16
27 - RecordNews: 0,16
28 - Multishow: 0,15
29 - Boomerang: 0,14
30 - SporTV 2: 0,13
31 - Disney Channel: 0,12
32 - Telecine Action: 0,12
33 - ESPN Brasil: 0,12
34 - ID: 0,11
35 - Telecine Pipoca: 0,11
36 - Gazeta: 0,11
37 - Comedy Central: 0,11
38 - FX: 0,11
39 - Telecine Premium: 0,10
40 - TNT Séries: 0,10

*Fonte: Dados da Kantar Ibope Media