TV paga segue com 'sangria' de assinantes: menos 2,4 milhões em 4 anos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Últimos dados da Anatel divulgados ontem mostram que a TV paga continua perdendo assinantes a cada mês, e num ritmo aparentemente cada vez maior.
Os dados da Anatel (sempre atrasados) se referem a janeiro e mostram que o país tem no momento 17.460.972 assinantes de TV paga. Um mês antes, em dezembro, eram 17.603.350 uma redução de 0,8% em 30 dia.
VEJA TAMBÉM:
Usuários se mobilizam contra lei que dá cadeia a pirata de TV paga
No 1º mês de Bolsonaro, "odiosa" TV Brasil tem maior ibope da história
Em um ano a TV paga brasileira perdeu cerca de 640 mil assinantes (3,6%).
O tamanho da crise que o setor enfrenta pode ser medido também no longo prazo: desde o final de 2014, após a Copa do Mundo no Brasil, o setor perdeu cerca de 2,4 milhões de assinantes.
Isso representa 13% de fuga da base de assinantes. Ou seja 13 em cada 100 assinantes desistindo do serviço nos últimos 50 meses. A queda tem ocorrido lenta porém consistentemente em quase todo esse período.
Das maiores operadoras do país, a Oi foi a única que apresentou crescimento em janeiro (+5,4%).
Net Claro perdeu 5,8% (48,8% do mercado), a Sky perdeu 1,5% (30,2% do mercado); Vivo viu sumirem mais 2,2% de seus assinantes (8,9% do setor); e a Oi já virou a terceira operadora do país, com 9,2%.
Como sempre frisamos há vários motivos para a crise do setor: a crise econômica, o desemprego, a concorrência dos serviços de streaming que têm assinaturas mais baratas e da internet em si.
NEM SÓ MÁ NOTÍCIAS
Mas, nem tudo são só más notícias para a TV por assinatura brasileira. O serviço está crescendo nas regiões Norte e Nordeste no último ano.
Rio Grande do Norte (+5,1%), Maranhão (+13,5%) e Pará (+3,8%) mostraram crescimento de base.
Pesquisa feita pela empresa Plano CDE, encomendada pela ABTA (Associação Brasileira de TVs Por Assinatura), mostra que, a despeito da fuga de pontos, a família brasileira assinante de TV tem em alta estima o serviço. Especialmente a de baixa renda.
Segundo a pesquisa, para 74% da classe C assinante, a TV paga é uma das principais fontes de lazer e cultura.
LEIA MAIS:
Veja ranking dos 30 canais mais vistos da TV por assinatura no Brasil
TV paga já perdeu mais de meio milhão de assinantes em 12 meses
Colunista Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.