Nova grade da GloboNews ainda tem pouco efeito sobre ibope
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A nova programação da GloboNews terminou seu primeiro mês sem apontar repercussão junto ao público da TV paga.
A emissora noticiosa da Globosat fechou agosto com 0,50 ponto na medição entre canais pagos.
Essa tabela exclui TV aberta, é feita pela Kantar Ibope Media e nela cada ponto equivale a 115 mil domicílios sintonizados (a coluna obteve esses dados por fontes fora do Ibope).
No mês passado, em nota oficial (aqui o texto com a nota), a GN negou o fracasso e afirmou que o canal havia subido sete posições no ranking da TV paga (veja abaixo).
Na verdade, subiu cinco, não sete. De fato marcou mais que junho (0,42) e julho (0,43). Mas, menos do que em agosto do ano passado (0,52).
Também está bem longe do recorde do ano, abril (0,78) ou mesmo o de maio (0,66).
A nova programação da GloboNews foi antecipada por esta coluna ainda em abril deste ano, que já informava que o canal estrearia após a Copa três telejornais/programas diários, cada um com três horas de duração.
Seria um jornal matinal, que virou “Em Ponto”, a ampliação do “Edição das 10h” (para que acabasse só às 13h) e o opinativo vespertino “Estúdio i”.
ANÁLISE
A estreia da nova grade da GN atrasou duas semanas: a ideia era estreá-la no dia seguinte à Copa da Rússia (lembrando que o canal ganhou nova direção em janeiro).
A nova programação começou com clima tenso na Redação.
A coluna chegou a publicar que a nova programação fracassou, mas hoje faço um mea culpa. Essa conclusão é injusta e apressada.
Estamos falando de TV por assinatura, e 0,5 ponto num momento de perda de assinantes e queda de audiência de quase 25% nesse “setor” em um ano. Não é pouco.
Além disso é um público, digamos, mais abonado em relação ao da TV aberta. Portanto muito importante para a publicidade.
É preciso lembrar ainda que a GloboNews é um canal com performance diretamente ligada ao fenômeno do noticiário.
Como esta coluna analisou duas semanas atrás: se há notícias, ainda que num domingo de plantão, com equipe reduzida (como ocorreu na noite do incêndio no Museu Nacional), o telespectador é muito bem agraciado pela GloboNews.
Veja a audiência do canal noticioso da Globosat na TV paga em 2018:
Mês - ibope - Posição no ranking da TV paga
Janeiro - 0,50 (13º lugar)
Fevereiro - 0,47 (15º lugar)
Março - 0,51 (11º lugar)
Abril - 0,78 (8º lugar)
Maio - 0,66 (8º lugar)
Junho - 0,42 (17º lugar)
Julho - 0,43 (17º lugar)
Agosto - 0,50 (12º lugar)
LEIA MAIS
TV paga no Brasil perde ibope e quase 100 mil assinantes em 2 meses
TV aberta passa “vergonha” mas GloboNews vai bem em fogo em Museu
Reunião na GloboNews acaba em clima tenso; novo jornal deve atrasar
Com Copa, SporTV passa Band e GloboNews desaba no ibope
Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.