"Masterchef" perde fôlego e tem 2ª pior audiência desde estreia em 2014

Uma das maiores audiências da emissora, a Band renovou o contrato com a Endemol para manter o reality gastronômico “MasterChef” (e suas variáveis) até o ano de 2021.
Porém, há um risco claro de desgaste junto ao público telespectador.
A atual edição do “MasterChef”, a 5ª com cozinheiros amadores, registra até o momento a segunda pior audiência em pontos e em participação no universo de TVs ligadas.
Segundo dados consolidados da Kantar Ibope o reality registra até o momento 4,5 pontos de média e 8,7% de share na Grande São Paulo, o principal mercado publicitário do país.
Cada ponto em SP vale por cerca de 72 mil domicílios. Está em quarto lugar na média geral, atrás de Globo, SBT e Record.
Para os padrões numéricos da Band nãio está nada mal, mas a atração dá mostras de perda de fôlego.
Além disso é importante lembrar que esse tipo de produto tem menos lucratividade porque a Band é obrigada a dividir seus lucros com a dona do formato, a Endemol.
Na comparação de todas as edições até o 12º episódio, o 5º “MasterChef” Amadores representa o pior índice de ibope desde a estreia do programa em 2014, incluindo as versões “Júnior” e “Profissionais”.
Veja abaixo a audiência em pontos e share de todas as edições na Grande São Paulo (até o 12º episódio)
MasterChef 1ª temp (2014) - 3,9 pontos e 7,8% de share
MasterChef 2ª temp (2015) - 6,5 pontos e 12,7%
MasterChef Júnior (2015) - 5,7 pontos e 10,9%
MasterChef 3ª temp (2016) - 5,4 pontos e 10,4%
MasterChef Prof. (2016) - 6,9 pontos e 12,9%
MasterChef 4ª temp (2017) - 5,5 pontos e 10,7%
MasterChef Prof.2ª (2017) - 4,8 pontos e 8,9%
MasterChef 5ª temp (2018) - 4,5 pontos e 8,7%
Fonte: Kantar Ibope Media
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