Topo

Ricardo Feltrin

"Esporte Espetacular" estreia especial sobre futebol e ciências sociais

Economista Samy Dana estreia quadro "Estudo em Campo", no "Esporte Espetacular" - Divulgação
Economista Samy Dana estreia quadro "Estudo em Campo", no "Esporte Espetacular" Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

24/02/2018 06h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pouca gente sabe, mas a maioria dos zagueiros que disputaram a série A do Brasileiro (dados de 2015) vieram do Sudeste e Centro-Oeste do país.

A maioria dos goleiros vem do Sul, e as laterais direita e esquerda são as posições predominantes entre jogadores nascidos no Nordeste. A pesquisa foi feita com 692 jogadores.

São dados como estes que o economista Samy Dana começa a apresentar amanhã no “Esporte Espetacular”, na série “Estudo em Campo”.

“Todo mundo acha que economista só estuda dinheiro, mas analisamos diversos fenômenos relacionados a tomada de decisão, não apenas financeira. Nessa série, nos baseamos em estudos acadêmicos para entender o comportamento no esporte”, conta

O quadro deve ser mensal e durar ao menos até o final da Copa da Rússia.

A série não pretende ficar apenas no futebol: outros números e estatísticas interessantes vão abordar também outros esportes, como o basquete e o futebol americano.

O canal  pago SporTV (Globosat) também vai reproduzir a série, mas em pílulas menores. Ela será apresentada a partir de março no “Seleção SporTV”.

Entre outras atividades, Samy Dana é comentarista econômico de telejornais da Globo, como o “SP1”, o "Hora Um" e eventualmente do “Jornal da Globo”. É apresentador do “Conta Corrente”, no GloboNews.

É também professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas.

LEIA MAIS

"BBB18" registra maior média de audiência desde edição de 2012 

Bocardi identifica ao menos 1 vazador de suposto vídeo íntimo

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops