Topo

Ricardo Feltrin

Zé Mayer sofre boicote de atrizes da Globo e pode continuar na "geladeira"

Uma das últimas aparições públicas de José Mayer após o caso do assédio; com Paulo Cintura, no Rio - Reprodução/Instagram
Uma das últimas aparições públicas de José Mayer após o caso do assédio; com Paulo Cintura, no Rio Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

04/11/2017 10h11Atualizada em 04/11/2017 10h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Conforme esta coluna antecipou em agosto, estava tudo mais ou menos certo para a volta do ator José Mayer às novelas ou séries da Globo ainda no primeiro semestre de 2018.

Alguns escritores como Aguinaldo Silva já haviam, inclusive, estendido a mão ao ator, que foi afastado das novelas no começo do ano após ser acusado de assediar uma figurinista da Globo, Susllem Tonani.

Tonani denunciou as investidas grosseiras do ator no Departamento de Recursos Humanos da emissora em 2016 e, farta da insistência de Mayer, decidiu denunciar o fato publicamente também no blog Agora É Que São Elas, da Folha, em março último.

A emissora já estava inclinada a deixar tudo para trás, pois Mayer, além de se desculpar publicamente, concordou em se submeter a um tratamento terapêutico nos últimos meses.

Coincidentemente (ou não), cerca de uma semana após a notícia de que ele poderia sair da "quarentena", Mayer foi o homenageado do programa "Grandes Atores", do canal Viva (no mínimo uma escolha polêmica para o momento).

Só que a Globo não contava que o tema assédio sexual em local de trabalho continuaria no topo das matérias mais lidas do noticiário nos meses seguintes, inclusive nos veículos do Grupo Globo.

O caso mais rumoroso recente é o do ator Kevin Spacey --que inclusive acaba de perder o emprego no serviço de streaming Netflix.

Agora, segundo a coluna apurou, já há um movimento na Globo (liderado por atrizes, aliás) que defende que Mayer não pode ser agraciado com um perdão tão rápido, e que é melhor que ele continue na “geladeira” por mais um tempo --quiçá para sempre.

O ator também está sofrendo boicote de várias artistas da casa: nenhuma atriz de primeiro escalão consultada nos últimos meses disse estar disposta a contracenar com Mayer em curto ou médio prazo --o que pode dificultar ainda mais sua escalação em novelas ou mesmo minisséries em 2018.

Apesar da denúncia pública e no RH, Tonani não quis levar o assunto à esfera policial (o que também lhe rendeu críticas). Segundo a coluna apurou, a figurinista também acabou levando uma reprimenda da emissora por ter levado o assunto a público em um veículo independente.

Leia Mais:

Kevin Spacey se desculpa por assédio e revela ser gay

José Mayer admite que passou dos limites e pede desculpas

Após assédio e "quarentena", Globo estuda volta de Zé Mayer às novelas